Digitalização é a nova fronteira da mineração, mostra Metso

Em Seminário Internacional em Belo Horizonte , especialistas da Metso mapeiam inovações do setor e desenham um novo ciclo para a mineração digitalizada.

Da Canaris – 06.11.2018 –

O relatório anual Tracking the Trends, produzido pela Deloitte e que mapeia as tendências da mineração, coloca a digitalização no topo dos assuntos para 2018. De olho na avaliação afiada da consultoria, a Metso traz especialistas internacionais e profissionais brasileiros para a arena do futuro da mineração. O Seminário Internacional Metso (SIM) tem como tema O Novo ciclo da Mineração e a digitalização transita em todas as apresentações. O encontro acontece dia 6 de novembro no hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte.

“Depois de um período de significativas variações nos preços das commodities, há um novo cenário positivo de investimentos, com aumento da demanda por minerais, especialmente o cobre e lítio, usados em baterias de carros elétricos e em aparelhos eletrônicos”, argumenta Marcelo Motti, vice-presidente Sênior da Metso e anfitrião do SIM 2018. De acordo com ele, as inovações também atingem diretamente as operações minerais. “Há pesquisas recentes que indicam que 70% das mineradoras acreditam que a digitalização e a Internet das Coisas (IoT) podem melhorar a eficiência da mineração. Nossa missão é mostrar como essas e outras tendências tecnológicas são reais e aplicáveis hoje”, explica.

Quatro palestrantes internacionais que participam da edição de 2018 do SIM vão mostrar a avaliação de Motti na prática. O primeiro deles é George Hemingway, especialista da consultoria Stratalis, dos Estados Unidos. Articulista em várias publicações especializadas, ele vai falar sobre o futuro da mineração. Entre os pontos que Hemingway deve discutir está o ritmo lento dos programas de inovação nas mineradoras. Ele adianta que isso acontece porque não há um modelo de negócio claro na maioria delas, o que leva a falta de foco e de priorização.

Digitalização com foco na melhoria de operações reais
O finlandês Jani Puroranta, diretor Digital Global (CDO) da Metso é outro palestrante envolvido com o tema digitalização, tanto dentro da própria Metso como em relação aos clientes. Em entrevista recente, Puroranta destacou que entre as tecnologias inovadoras consideradas pela Metso estão a mineração seletiva, britagem na cava (InPit Crushing) e cominuação da umidade natural do minério, entre outras. Segundo ele, o foco da corporação é a adoção de aplicações digitais que podem melhorar o desempenho dos equipamentos e a planta como um todo.

Dois especialistas australianos fecham o grupo de palestrantes internacionais. O Dr. Grant Ballantyne, pesquisador da Universidade de Queensland, foca na eficiência energética. Os trabalhos do especialista têm se concentrado na área de cominuição e com um consistente histórico de análises em várias mineradoras durante os últimos oito anos e em pelo menos oito tipos de commodities minerais em vários continentes. Já Suzy Lynch Watson, consultora global da Metso Austrália, discute o conceito de geo-metalurgia automatizada.

Casos reais de automação no Brasil estão entre os temas locais
O tema automação está presente em outras apresentações do SIM, caso do modelo de usina autônoma, apresentada pelo engenheiro Boris Volavicius. O especialista vai trazer casos reais de aplicação no Brasil, indicando como deve ser a jornada passo a passo. A britagem na cava (InPit Crushing), tendência destacada pelo CDO da Metso, será retomada por Rodrigo Alf, com ênfase em um modelo econômico da tecnologia. A geo-metalurgia como eficiência operacional também volta ao seminário, com um enfoque local por Rodrigo Sales.

Os temas de tecnologia incluem ainda a solução inovadora e eficaz para concentração de minério de ferro (Ricardo Takeda), inovação em tecnologia de prensas de rolo (Thiago Silva), tecnologias para peneiramento de ultrafinos (Ricardo Ogawa) e a maior produtividade e segurança em moinhos (Eduardo Nozawa). Carlos Petravícius, por sua vez, fala sobre Novas soluções para serviços.

Dois outros convidados especiais complementam os temas do SIM: Rinaldo Mancin, diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, discute a sustentabilidade e segurança na mineração e o consultor Maury Junior fala sobre uma abordagem prática da gestão de risco e crise.

Serviço: Durante todo o SIM 2018 os participantes terão acesso às informações por meio de um aplicativo especialmente programado para o evento. Com o app eles poderão, entre outros recursos, montar sua agenda e conhecer detalhes dos palestrantes. Para saber mais sobre o SIM 2018 (link para a agenda do SIM).