Case lança retroescavadeira totalmente elétrica

Redação – 17.07.2020 –

Baterias de íon de lítio prometem atender a demanda de carga da maioria das jornadas de trabalho de oito horas.

A 580EV está sendo apresentada pela Case Construction como a primeira retroescavadeira totalmente elétrica da indústria de construção. Com projeto denominado “Zeus”, a potência e o desempenho do novo modelo são equivalentes aos das escavadeiras a diesel, com a diferença de emitir zero poluentes.

Segundo Eric Zieser, diretor global da linha de equipamentos compactos da Case, a retroescavadeira é um equipamento perfeitamente adequado à eletrificação, tendo em vista os ciclos variados de utilização. “Em marcha lenta baixa, um motor diesel tem o torque reduzido e exige tempo para que ele acelere para atender às demandas de carga. Os motores elétricos, por outro lado, têm torque instantâneo e pico de torque disponível a cada velocidade de operação”, explica.

Nos Estado Unidos, duas vendas já foram realizadas para as concessionárias de serviços públicos NYSEG e RG&E, empresas da AVANGRID e National Grid. “A Case projetou a primeira retroescavadeira integrada de fábrica em 1957 e está na linha de frente da inovação deste produto desde então”, diz Leandro Lecheta, chefe de equipamentos de construção da CNH Industrial na América do Norte. “A 580EV é um passo significativo no nosso compromisso com a sustentabilidade. Ela também é a evolução dos equipamentos de terraplenagem e uma inovação realmente prática, que proporciona economias reais e vantagens competitivas aos proprietários de retroescavadeiras”, completa Lecheta.

A 580EV é a segunda grande máquina de combustível alternativo apresentada pela CASE, que apresentou o “Projeto TETRA”, um conceito em pá carregadeira movida a metano com propulsor da FPT Industrial, na feira Bauma, de 2019. A eletrificação foi realizada em conjunto com a Green Machine, com a Moog, com concessionárias de serviços públicos e com outras empresas empenhadas na conversão de quantidades significativas de suas frotas para retroescavadeiras totalmente elétricas. A CASE também fez uma parceria com a Michelin para equipar a sua inédita máquina com pneus especializados CrossGrip para ainda mais eficiência e capacidade de manobra.

A retroescavadeira elétrica alimentada por uma bateria de íons de lítio de 480 V e 90 kWh que pode ser carregada através de qualquer conexão trifásica/de 220 V. Embora suas aplicações variem, cada carga suporta a maioria das jornadas comuns de oito horas de trabalho. A bateria alimenta separadamente os motores hidráulicos e o motor do trem de força, resultando em forças hidráulicas iguais às das máquinas a diesel e em desempenho melhorado durante a operação simultânea da carregadeira e do trem de força.