Da Redação – 24.03.2016 –
Pesquisa levou em consideração indicadores de localização, financeiros e legislatórios de mais de 200 aeroportos. Resultado será apresentado na sexta edição do Airpont Infra Expo, em Brasília.
O Airport Infra Expo apresentará em sua sexta edição, em 14 de abril, em Brasília, um ranking dos 50 aeroportos com potencial de desenvolvimento por meio de Parcerias Público-Privado (PPPs). Para chegar ao resultado, a Urban Systems e a Radar PPP – empresas responsáveis pela pesquisa – analisaram alguns indicadores, como a receita corrente líquida do município, levando em consideração que apenas 5% da receita líquida podem ser destinadas à PPPs.
Segundo a Urban Systems, também foram considerados os municípios que já possuem leis de regulamentação e o status destes aeroportos na Secretaria de Aviação Civil. “O ranking é uma ferramenta importante para encontrar alternativas de crescimento do setor aeroportuário em um período em que não há previsão de investimentos por parte do setor público”, pontuou Thomaz Assumpção, presidente da empresa.
Atualmente, existem diversos aeroportos com potencial de se desenvolverem, mas não possuem os subsídios necessários para investir em reformas. Diante desse cenário, a gestão dos aeroportos pelos municípios e empresas privadas pode ser uma solução. “Utilizar PPPs para expansão também trará benefícios para o desenvolvimento dos municípios em que os aeroportos estão inseridos”, finaliza Bruno Pereira, sócio da Radar PPP.