Da Redação – 26.07.2016 –
Investimento de US$ 300 milhões deve viabilizar transmissão em ultra alta tensão, o que eleva em 50% a potência das tecnologias tradicionais de linhas de transmissão.
A China encomendou US$ 300 milhões em tecnologias de alimentação de energia para o primeiro elo de transmissão do mundo em ultra alta tensão em corrente contínua (}UHVDC). Os equipamentos, nos quais se incluem transformadores, devem ser entregues pela ABB no segundo trimestre deste ano e transmitir 12.000 MW de eletricidade, por mais de 3 mil km de extensão e a 1,1 milhão de volts, estabelecendo um novo recorde em nível de tensão, capacidade de transmissão e distância.
Essa potência é equivalente à de 12 usinas de energia de grande porte e representa um aumento de 50% na capacidade de transmissão comparada aos elos de transmissão de UHVDC de 800 kV que operam atualmente.
Segundo a ABB, o elo de transmissão UHVDC de Changji-Guquan transmitirá energia da região de Xinjiang, no noroeste chinês, até a província de Anhui, ao leste da China, e desempenhará um papel essencial na integração de energias renováveis remotas em larga escala, transmitindo energia ao longo de distâncias maiores e constituindo, assim, uma rede mais interconectada.
O escopo de fornecimento inclue transformadores de conversão avançados e componentes como buchas e comutadores. A ABB também fornecerá as válvulas conversoras de corrente contínua em alta tensão (HVDC), disjuntores DC, buchas de parede e capacitores, além de prestar o suporte para o projeto do sistema.
Os transformadores estarão entre os mais potentes do mundo, atendendo a exigentes padrões de desempenho, confiabilidade e segurança. Cada transformador pesa 800 toneladas, medindo 32 metros de comprimento. “A China possui grandes centros de carga em sua região leste, enquanto uma quantidade significativa de seus recursos energéticos está no oeste e noroeste”, diz disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. A geografia expansiva e aumento da demanda na última década, segundo ele, levaram a acumulação de capacidade de Ultra Alta Tensão (UHV) para transmitir grandes quantidades de energia por distâncias maiores com o mínimo de perdas.
Tecnologia
De acordo com a ABB, a transmissão UHVDC é um avanço de HVDC e representa um salto em termos de maior capacidade e eficiência em mais de duas décadas. Em 2010, a ABB apoiou a SGCC com o projeto Xiangjiaba-Xangai, primeiro elo de transmissão do mundo de UHVDC de 800 kV a entrar em operação comercial. Para manter sua trajetória pioneira, alguns anos mais tarde, a empresa desenvolveu a tecnologia de transformador conversor de 1.100kV estabelecendo o recorde para os mais altos níveis de tensão DC.