Big data cai na estrada e muda mercado de telemetria

Por Nelson Valêncio – 13.11.2017 – Durante a Fenatran, a WebRadar ocupava um estande discreto numa das esquinas menos visíveis do evento. Diferente de outros players, a companhia tem um modelo não focado no combate a roubos ou gerenciamento de riscos. Fundada em 2008, ela tem como acionistas o fundo de investimento DGF, a Citrix, […]

Por Redação

em 13 de Novembro de 2017
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Por Nelson Valêncio – 13.11.2017 –

Durante a Fenatran, a WebRadar ocupava um estande discreto numa das esquinas menos visíveis do evento. Diferente de outros players, a companhia tem um modelo não focado no combate a roubos ou gerenciamento de riscos. Fundada em 2008, ela tem como acionistas o fundo de investimento DGF, a Citrix, a Intel e a Qualcomm (um cenário singular só pela conjunção dessas duas últimas), a WebRadar navega em outras águas. Tem um background forte em analisar o desempenho de redes de telecomunicações, inclusive prestando serviços para as operadoras do setor, e por isso mesmo começa a oferecer uma combinação de Big Data e analytics para grandes frotistas. Um recente contrato com a BR Distribuidora mostra que a rota da companhia – cujo slogan é Analytics para IoT – está no rumo certo. Fechado nesse ano, o processo envolve uma fase de otimização e unificação da plataforma de controle de transportadores e outra etapa de aplicação de ferramentas de roteirização e planejamento. Nessa entrevista, o diretor Márcio Webber conta quem é e como atua a WebRadar.

InfraROI – Como você define a WebRadar?

Márcio Webber: somos uma empresa brasileira fundada em 2008, com matriz no Rio de Janeiro e filial em São Paulo. Trabalhamos no mercado de telecomunicações, com grande enfoque em veículos conectados, fazendo análise de rede (Big data), fornecendo um feedback de problemas e como eles impactam no desempenho dos clientes. Podemos fazer isso – em contratos com operadoras, tendo acesso direto aos elementos de rede ou mesmo sem acesso – com soluções próprias que capturam informações. É o caso do uso de diversos celulares, instados em veículos que percorrem as cidades. De qualquer forma, montamos uma análise comparativa da qualidade da rede, como se fosse um drive test em tempo real.  Um exemplo é o aplicativo embarcado em parte da frota do 99 Taxi, instalado no smartphone do motorista. Esse app funciona como um robozinho, coletando informações em tempo real de qualidade de sinal e de cobertura 2G, 3G e 4G. Recebemos mais de bilhão de dados por dia das diversas fontes de análise de redes de telecomunicações que temos. Nossos clientes são da indústria de telecomunicações e também de outros segmentos que usam as redes de telecomunicações.

InfraROI – Na prática, como é a atuação da WebRadar?

Webber: Nossa raiz envolve duas ações, a parte analítica e a de desenvolvimento de software e tecnologia. Nossa distinção começa no posicionamento de mercado, ou seja, nós não somos ativos na recuperação de veículos roubados. Nossa solução permite, eventualmente, ações de recuperação se um veículo monitorado por nós é furtado e recuperado, mas não é aqui que nos diferenciamos e nos especializamos. Buscamos por informações que aumentem a eficiência, utilização de ativos, controle logístico, controle da frota e redução de consumo de combustível, entre outros. Fazemos mais com menos, incluindo a redução de acidentes. Quando você não está orientado para combate a roubo, sobra tempo para se dedicar a isso. O foco em combate a roubo acaba prendendo todos os recursos da empresa para ele.

Foco da WebRadar e tendência de mercado envolve mais inteligência e análise de dados

InfraROI – E como se ativa um serviço como o de vocês?

Webber: Chegamos como fornecedor de inteligência e telemetria, com indicação de hardwares, mas também estamos disponíveis para trabalhar com o hardware que o cliente utiliza. Temos o caso do edital da Petrobras que nós ganhamos nesse ano que foi por carta convite. A Petrobras, ou seja, a BR Distribuidora, investigou diversos potenciais fornecedores no processo. Na segunda fase, o de disputa de preço, conseguimos ser competitivos com a melhor proposta e ganhamos. Eles têm uma série de dispositivos homologados e instalados em uma frota de 7 mil veículos, além da comunicação na ponta que vai para o sistema. Essas informações serão enviadas ao servidor da WebRadar, que vai integrar as informações, independentes da tecnologia, na mesma plataforma. Dessa forma, a BR Distribuidora terá uma visão do histórico, controle e de todos os relatórios. E passa a verificar o cumprimento de contrato com seus transportadores com muito mais precisão.

InfraROI – Há um ecossistema para a ativar a solução da WebRadar. Como ele funciona?

Webber: Para entregarmos uma solução padrão adquirimos equipamentos de fornecedores homologados e, se surgir algum do qual desconheçamos o hardware, temos a disposição para entender e validar a qualidade dele e adotá-lo como opção. Negociamos a compra dos equipamentos de monitoramento e contratamos a adoção do sim card das operadoras. Dependendo da região, analisamos e entendemos qual a seria a melhor cobertura e, em situações dramáticas, podemos usar um sim card multioperadora. Lembre-se de que somos especialistas em cobertura de telecomunicações. Estamos falando da rede 2G que ainda atende bem e, quando algum fornecedor começar a utilizar um modem 3G, nós entendemos o fornecedor e verificamos a viabilidade da troca.

InfraROI – Então, pra resumir, há vários players envolvidos…

Webber: Sim, incluindo o fabricante do dispositivo de monitoramento, o fornecedor de sim card e um parceiro de instalação que pode ser um funcionário da empresa ou até mesmo um contratado. A contratação também depende do cliente. Se ele precisa de uma análise semanal, seus veículos poderão trafegar em uma área sem cobertura, armazenando os dados. Quando a cobertura for ativada, o sistema carrega os dados e envia. Agora, se a demanda de despacho de dados exigir o envio em tempo real, é preciso transmitir e receber por satélite (que é diferente do satélite GPS). Na configuração mais simples, colocamos o equipamento no veículo e acompanhamos a alimentação da bateria (se está ligada ou desligada), assim como a localização e velocidade do veículo por GPS. Não é o que costumamos fazer. Na WebRadar, o desafio é maior: vamos ler velocidade, giro do motor, uso do freio, força de aceleração, curvas perigosas, entre outras, utilizando uma série de sensores. Muito dificilmente, oferecemos o rastreamento, nosso foco é telemetria para cima.

Pneus, que representam 21% do custo da frota,  estão entre os itens monitorados pela WebRadar

InfraROI – a maior parte dos seus concorrentes está focada em roubo/rastreamento e acaba deixando um pouco a telemetria de lado?

Webber: Sim 95% do mercado precisa de uma plataforma antirroubo ou uma plataforma que contenha telemetria e antirroubo e muitas vezes acaba decidindo pelo fornecedor que teoricamente entrega tudo. Esse player geralmente é especializado em roubo, mas possui uma oferta de telemetria não adequada. O desafio do dia-a-dia é diferente. Quando visitamos um potencial cliente, não sugerimos uma substituição caso ele já tenha alguma solução para isso. Nossa orientação é de mantê-la, porque somos um produto complementar. Vamos entregar  – de forma redonda – os dados ele recebe de forma não muito estruturada, criando uma série de relatórios e ajudando na interpretação das informações. A ideia é gerar um retorno financeiro que pague a solução do WebRadar e também a da solução de gerenciamento de risco que o cliente possui. E ainda gerar um resultado adicional.  Como não temos contratos para a modalidade antirroubo, todos os clientes da WebRadar estão conosco porque reduzimos acidentes ou reduzimos os custos.

InfraROI – Como são as métricas de redução de acidentes ou de custos em média

Webber: Depende muito do ponto de partida. Alguns clientes não sabem o que se passa e outros já têm uma solução em andamento, mas acreditam em melhorias. Recomendamos um monitoramento oculto, ou seja, instalar o equipamento e ativá-lo durante 30 dias sem fazer a gestão do cliente. Com isso, temos uma fotografia do cenário anterior e verificamos o cenário com a gestão ativada, analisando a redução do excesso de velocidade, de freadas bruscas e o uso em horário indevido, além da quilometragem por litro, desempenho em si. São métricas que a médio ou longo prazo vão reduzir os custos de manutenção. Muitas empresas com uma gestão muito boa, por exemplo, podem melhorar seu desempenho. É o caso de uma transportadora que otimizou o uso do ar condicionado em veículos que ficavam parados em média 20 minutos, diminuindo um custo marginal.

InfraROI – Como funciona o modelo de negócios da WebRadar?

Webber: Por unidade. O usuário paga uma taxa de instalação, que custeia o processo do envio de um técnico que fazer a instalação elétrica e dos sensores no veículo. A partir disso, temos o contrato de 36 meses, com mensalidade, mas que permite que o cliente possa desativá-lo na hora que quiser. Para isso, basta pagar a taxa de desinstalação, devolver o equipamento e pagar uma penalidade do percentual das parcelas futuras. É um contrato claro, com os  equipamentos oferecidos nas opções de comodato (mais comum) ou a de venda.

InfraROI – Qual sua avaliação das tendências de mercado na área da WebRadar?

WebRadar: Nossa visão é a de nichos. Soluções mais robustas e complexas para mercados de nicho e de complementos para a solução que oferecemos. Ou seja, uma telemetria que funcione e que gere grande valor, com dados e análise sobre abastecimento, jornada de trabalho, manutenção de veículos, gestão de pneus, gestão por imagens, alertas de voz para os motoristas (como em lugares perigosos), e que indique trajetos e velocidades.