Carro elétrico é sonho de 8 em cada 10 latino-americanos

Da Redação – 16.03.2018 Pesquisa realizada pela Nissan envolveu 5,7 mil pessoas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru Querer é poder, né? Ou pelo menos é meio caminho andado e andado dentro de um veículo elétrico, segundo o levantamento da Nissan apresentado na semana passada. Pela pesquisa, 80% dos latino-americanos estão abertos a comprar […]

Por Redação

em 16 de Março de 2018
A visão da Nissan sobre o futuro da mobilidade na América Latina

Da Redação – 16.03.2018

Pesquisa realizada pela Nissan envolveu 5,7 mil pessoas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru

Querer é poder, né? Ou pelo menos é meio caminho andado e andado dentro de um veículo elétrico, segundo o levantamento da Nissan apresentado na semana passada. Pela pesquisa, 80% dos latino-americanos estão abertos a comprar um carro desse tipo. Os dados, consolidados pela C230, braço de consultoria da Fundação Think Tank IDEA, indica que 80% dos latino-americanos já ouviram falar de carros movidos a bateria, mas apenas 1 em cada 10 já andou em um deles. Os números são otimistas, então vamos pensar que incluem ônibus coletivos, uma realidade em várias cidades.

O estudo também identificou outros dados relevantes sobre o assunto, entre eles que 73% pensam que abastecer um veículo elétrico é mais barato custo do que os movidos a combustíveis fósseis. Outro ponto identificado são as barreiras para a adoção, incluindo o receio de encontrar um ponto de recarga (75% apontaram esse medo). Já 6 em cada dez entrevistados preocupam-se com o fato de que a carga disponível neste tipo de veículo pode não ser suficiente para completar os deslocamentos diários. E 63% se perguntam se o tempo de carregamento da bateria não seria “muito demorado”.

Já o “nível de conhecimento e a atitude em relação aos veículos com tecnologia autônoma mostram que há uma oportunidade para explorar o assunto na região”, na avaliação da Nissan. Exemplo? Apenas 35% das pessoas consultadas ouviram falar de veículos autônomos. Após a explicação do que seria a tecnologia, 69% disseram que estariam dispostos a usar um veículo do tipo. Para 64% das pessoas consultadas, a possibilidade de comprar um carro autônomo seria uma possibilidade, desde que o custo fosse semelhante ao de um veículo normal.