Curitiba testa miniônibus elétrico

Da Redação – 08.10.2018 – Teste será feito em linha de circular que cobre o centro da capital paranaense Desde o último dia 03 a prefeitura de Curitiba está testando um modelo de miniônibus elétrico desenvolvido em conjunto pela brasileira Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e pela BYD, multinacional chinesa e líder mundial em […]

Por Redação

em 8 de Outubro de 2018
Lançamento do Ônibus 100% elétrico que irá circular na linha Circular Centro a partir dos próximos dias - Curitiba, 02/10/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Da Redação – 08.10.2018 –

Teste será feito em linha de circular que cobre o centro da capital paranaense

Desde o último dia 03 a prefeitura de Curitiba está testando um modelo de miniônibus elétrico desenvolvido em conjunto pela brasileira Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e pela BYD, multinacional chinesa e líder mundial em tecnologia de motorização elétrica. Segundo as duas empresas, ele seria o “primeiro veículo desenvolvido no Brasil com esta configuração, com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática”.

“É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio nem da fuligem dos veículos tradicionais movidos a diesel, confortável e que tem a cara de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca durante a viagem inaugural para conferir as características do veículo. Segundo ele, se os testes forem aprovados, a prefeitura encomendará quatro dos miniônibus.

Prefeitura tem a intenção de comprar quatro veículos totalmente elétricos 

O Volare Access-e, modelo testado no Paraná, tem autonomia de 250 quilômetros e na linha Circular-Centro rodará cerca de 160 quilômetros por dia. O ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Ideal para utilização nos centros urbanos, o Volare Access-e foi projetado para oferecer maior espaço interno, com a configuração das baterias em posição que proporcionem o máximo de eficiência, redução de custos operacionais e de peso total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiros).

O veículo tem 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, com piso baixo, tração traseira e capacidade para 37 passageiros (22 sentados e 15 em pé). O powertrain é BYD, com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo e possui bateria com duração de 1h30 até 3 horas, com autonomia de 250 km. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.