Da Redação – 09.11.2018 –
Fabricante negociou venda de 700 ônibus para sistema de ônibus de trânsito rápido de ônibus (BRT), com soluções de gerenciamento de frota
Fora do setor, pouca gente sabe que o sistema de trânsito rápido de ônibus, BRT na sigla em inglês, é uma invenção curitibana, mais conhecida entre nós como corredor de ônibus. Pois bem, além de exportar o conceito, o Brasil também envia frota de ônibus para os vizinhos e outros países. E o negócio da década veio agora para a Volvo, um pacote de 402 biarticulados e 298 articulados da marca para a renovação da frota da capital da Colômbia. Os ônibus serão usados na renovação da frota da TransMilenio, nome do BRT em Bogotá.
Os veículos serão fabricados no Brasil e vão dobrar a produção de chassis na fábrica da Volvo em Curitiba, com as entregas iniciando em 2019 e seguindo ao longo de 2020, segundo a empresa. Além dos recursos de controle de controle de emissão, o que mais chama atenção na frota é a pegada high tech. Os veículos serão equipados com sistemas que monitoram a operação de cada veículo, permitindo interação remota com a frota em tempo real.
Transmilênio transporta cerca de 2,5 milhões de passageiros/dia
Entre os recursos, a Volvo destaca o monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível, entre outros, e o I-coaching, que funciona como um treinador virtual de motoristas em tempo real. Já o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança, usando informações de geolocalização.
O TransMilenio transporta atualmente 2,5 milhões de passageiros/dia em Bogotá e cidades vizinhas. “Com os novos veículos, mais modernos, seguros, confortáveis e maiores, a capacidade do sistema aumentará em 25%”, afirma Silvia Gerber, diretora geral da Volvo Buses Colômbia. Criado em 2001, o TransMilenio é considerado até hoje uma referência em sistemas BRT para o mundo. Ao utilizar ônibus articulados e biarticulados de forma planejada, representou um salto em qualidade no transporte de passageiros de Bogotá, reduzindo o tempo e melhorando a qualidade do deslocamento dos habitantes da cidade.
Inspirado no sistema de vias dedicadas e embarque em nível de Curitiba (PR), Bogotá foi além. “A cidade já contemplou, desde o início, corredores maiores, onde os ônibus podem ultrapassar uns aos outros para maior fluidez. Com 60% dos ônibus articulados e biarticulados, a Volvo tem forte presença no BRT de Bogotá”, assegura Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente.