Da Redação – 19.03.2019 –
O sistema de entregas Skyways, da Airbus, entrou em teste em Singapura especificamente para o transporte de itens essenciais marítimos pequenos e urgentes. O processo ainda é restrito ao carregamento dos navios a partir da costa, ou seja, as distâncias são controladas. De acordo com a Airbus, seria a primeira aplicação efetiva de drones em operações portuárias desse tipo.
O primeiro voo de entrega da costa à embarcação foi feito para o M/V Pacific Centurion, um navio de reboque e manuseio de âncoras da Swire Pacific Offshore, a 1,5 km da costa do Píer Marina South de Singapura, carregando 1,5 kg de bens de consumo feitos com impressora 3D. Após aterrissar com segurança no deque do navio e depositar sua carga para o comandante, o veículo aéreo não tripulado Skyways rapidamente retornou à sua base. O voo inteiro foi realizado dentro de dez minutos.
Os testes estão sendo feitos em parceria com a Wilhelmsen Ships Services, umas das empresas líderes mundiais no setor de logística marítima e serviços portuários. Durante os testes, o drone Skyways da Airbus irá decolar do píer com uma capacidade de carga de 4 kg e irá navegar de forma autônoma por “corredores aéreos” pré-determinados até embarcações ancoradas em até 3km distante da costa.
Leo Jeoh, líder do Skyways da Airbus, demonstrou sua satisfação: “Estamos muito animados em lançar o primeiro teste desse tipo no mundo marítimo. As conquistas de hoje são resultado de meses de preparação intensa de nossa equipe dedicada e também da forte colaboração com nosso parceiro, conforme navegamos por uma nova área da indústria marítima.”
O uso de sistemas de aeronaves não tripuladas na indústria marítima abre espaço para uma possível ampliação do portfólio de serviços de agência de navios, acelerando entregas em até seis vezes, reduzindo os custos de entrega em até 90%, reduzindo o impacto ambiental e diminuindo significativamente o risco de acidentes relacionados a entregas por escaleres.
A Airbus e a Wilhelmsen Ships Services assinaram um acordo em junho de 2018 para liderar o desenvolvimento de um sistema de aeronave não tripulada fim-a-fim para entregas seguras da costa a embarcações. A colaboração une a ampla expertise da Airbus em soluções aeronáuticas de decolagem vertical e a riqueza de experiência da Wilhelmsen no serviço de agência de navios.
Uma plataforma de aterrissagem e centro de controle foram instalados no Píer Marina South em novembro de 2018, por meio da facilitação da Autoridade Marítima e Portuária de Singapura. A agência marítima também designou ancoragens para embarcações ancorarem distantes do píer para os testes, enquanto a Autoridade de Aviação Civil de Singapura trabalhou com a Airbus e a Wilhelmsen para garantir a segurança dos testes.