Universidade Federal de Santa Catarina e Nissan testam solução para infraestrutura gerada a energia solar
A UFSC e a Nissan iniciaram uma avaliação do uso de baterias de automóveis como fonte de armazenamento de energia para abastecer postes de luz solar. A ideia é fornecer uma infraestrutura de alimentação para regiões com pouca ou nenhuma fonte de eletricidade tradicional. As baterias testadas são do Nissan LEAF, veículo totalmente elétrico da montadora sul-coreana e estão em sua chamada segunda vida. Agora, elas passam a ser uma fonte de abastecimento em postes com painéis fotovoltaicos. A energia captada e armazenada durante o dia pode ser usada no período da noite para ativar os postes.
Cinco postes de luz solar com baterias do Nissan LEAF começam a ser usados para iluminar parte do pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC – o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar – em Florianópolis, Santa Catarina. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base. Para o estudo, a Nissan cedeu para a universidade três novos conjuntos de baterias da primeira geração do LEAF, que se somam aos outros seis cedidos anteriormente. Cada conjunto conta com 48 baterias.
“Estes postes funcionam de maneira 100% independente do sistema de energia elétrica principal, não necessitando de cabos ou tomadas, sendo totalmente alimentados pela energia do sol”, comenta o professor Ricardo Rüther, que coordena o Laboratório de Fotovoltaica da UFSC. “O estudo reforça as diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida e une três pilares de nossas pesquisas, que são a mobilidade elétrica, a energia solar e o armazenamento de energia”.
A parceria com a UFSC faz parte da iniciativa Intelligent Mobility, da montadora, que tem como objetivo transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. As soluções para dar novas formas de utilização às baterias dos elétricos buscam a interação dos carros com a infraestrutura das cidades. Este tipo de poste, por exemplo, pode, no futuro, ser uma solução para levar energia para regiões que não são atendidas pela rede tradicional de energia elétrica.
“O compromisso da Nissan vai além de comercializar o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, o Nissan LEAF. Localmente, temos o objetivo de incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo completo de vida do carro elétrico. A parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina busca criar novos tipos de uso para as baterias e pode, inclusive, gerar soluções de iluminação limpa para áreas urbanas ou mesmo regiões remotas do país”, disse Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.