Mato Grosso do Sul amplia melhorias em Porto Murtinho

Redação – 10.01.2020 – Novo acesso desvia caminhões da área urbana da cidade, facilitando tráfego para distrito portuário Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, é considerada uma peça chave para a integração física e comercial Atlântico-Pacífico, o que explica os investimentos estaduais na infraestrutura do distrito portuário da cidade. O mais recente envolve um […]

Por Redação

em 10 de Janeiro de 2020
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Redação – 10.01.2020 –

Novo acesso desvia caminhões da área urbana da cidade, facilitando tráfego para distrito portuário

Novo acesso, traçado em azul, desvia tráfego de caminhões da zona urbana de Porto Murtinho

Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, é considerada uma peça chave para a integração física e comercial Atlântico-Pacífico, o que explica os investimentos estaduais na infraestrutura do distrito portuário da cidade. O mais recente envolve um novo acesso para desviar os caminhões da área urbana e tem prazo de dez meses para ser finalizado, a partir da oficialização agora em janeiro.

De acordo com o engenheiro civil Dalvim Junior, da Gerencia de Projetos e Orçamento de Obras Viárias, da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a nova rota é necessária porque três novos portos (FV Cereais, Docas e Saladero), todos na região noroeste do município, passarão a operar a partir de 2020.

“Atualmente o tráfego com destino ao porto existente utiliza vias urbanas. O segmento em projeto irá atender aos distritos portuários existentes e em implantação, retirando do centro da cidade o tráfego existente e futuro”, explica. De acordo com ele, o traçado se desenvolve margeando a vala de drenagem externa da cidade, correndo lateralmente ao dique, contornando e delimitando a região urbana.

Serão 7,19 quilômetros de asfalto, do entroncamento da BR-267 ao Rio Paraguai. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos 2,5 metros. Vencedora da concorrência, a responsável pela obra é a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda. O valor é de R$ 25,2 milhões. Já o projeto executivo é da Egetra Engenharia Ltda.