Redação – 10.01.2020 –
Novo acesso desvia caminhões da área urbana da cidade, facilitando tráfego para distrito portuário
Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, é considerada uma peça chave para a integração física e comercial Atlântico-Pacífico, o que explica os investimentos estaduais na infraestrutura do distrito portuário da cidade. O mais recente envolve um novo acesso para desviar os caminhões da área urbana e tem prazo de dez meses para ser finalizado, a partir da oficialização agora em janeiro.
De acordo com o engenheiro civil Dalvim Junior, da Gerencia de Projetos e Orçamento de Obras Viárias, da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a nova rota é necessária porque três novos portos (FV Cereais, Docas e Saladero), todos na região noroeste do município, passarão a operar a partir de 2020.
“Atualmente o tráfego com destino ao porto existente utiliza vias urbanas. O segmento em projeto irá atender aos distritos portuários existentes e em implantação, retirando do centro da cidade o tráfego existente e futuro”, explica. De acordo com ele, o traçado se desenvolve margeando a vala de drenagem externa da cidade, correndo lateralmente ao dique, contornando e delimitando a região urbana.
Serão 7,19 quilômetros de asfalto, do entroncamento da BR-267 ao Rio Paraguai. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos 2,5 metros. Vencedora da concorrência, a responsável pela obra é a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda. O valor é de R$ 25,2 milhões. Já o projeto executivo é da Egetra Engenharia Ltda.