Redação – 16.06.2020 –
As linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio foram equipadas com serviço de suporte remoto para o Centro de Controle Operacional (CCO). A tecnologia Hotline, fornecida pela Alston, formata uma linha de comunicação dedicada ao suporte técnico à distância durante o horário comercial.
“Com a inserção do novo serviço inteligente, as linhas agora contam com uma melhoria significativa para a equipe técnica dos trens, que terão mais rapidez para sanar dúvidas sobre operações de manutenção”, diz Luciano Barbieri, vice-presidente de Digital Mobility da Alstom na América Latina. Diante do cenário atual onde há recomendação de isolamento social, a implementação do suporte remoto contribui na resolução de dúvidas pelo telefone, reduzindo a necessidade de deslocamento de um técnico até o local e aumentando a eficiência no reestabelecimento dos serviços.
O contrato é válido por dois anos e o modelo que foi estabelecido, de serviço pós-garantia, é inédito no Brasil, segundo a Alstom. Para o projeto – que contemplou em uma etapa anterior o fornecimento do sistema de sinalização iMux, 100% concebida, projetada e fabricada pela Alstom Brasil -, a empresa contou com a solução Iconis para monitoramento e controle de toda a rede, já usada em mais de 20 países do mundo.