Faça chover – Repensando o valor da água

Frans-Jan van Rongen – 04.03.2021 –  “Que tipo de água você tem?” não soará como uma pergunta tão estranha daqui a vinte anos. A água caminha na mesma direção que a energia, que nem sempre foi fornecida de todas as formas que temos hoje: eólica, verde, cinza, solar, carvão. A água é a próxima matéria-prima […]

Por Redação

em 4 de Março de 2021

Frans-Jan van Rongen – 04.03.2021 – 

“Que tipo de água você tem?” não soará como uma pergunta tão estranha daqui a vinte anos. A água caminha na mesma direção que a energia, que nem sempre foi fornecida de todas as formas que temos hoje: eólica, verde, cinza, solar, carvão. A água é a próxima matéria-prima a se tornar um grande negócio. Em dezembro passado, o icônico sino de Wall Street soou quando a água se tornou uma commodity no mercado futuro, uma oportunidade para investir dinheiro. Globalmente, nosso suprimento de água está acabando e, onde há disponibilidade limitada e alta demanda, as coisas ficam interessantes. Não se surpreenda se, em um futuro próximo, uma boa chuva fizer o mercado de ações disparar. As próximas duas décadas devem trazer soluções inovadoras para as questões mundiais da água. Aqui estão alguns exemplos inspiradores para impulsionar sua reconsideração sobre a água.

Esforço conjunto para fazer a inovação da água fluir
Em dez anos, 60% da população mundial viverá nas metrópoles. O problema que essas grandes cidades enfrentam é a falta de solo não cimentado para absorver as fortes chuvas causadas pelas mudanças climáticas. A pressão que as águas residuais exercem sobre a infraestrutura é cada vez mais alta. Assim como os danos, o custo é imenso. O abastecimento de água geralmente é administrado pelos governos locais e, assim como os sistemas de esgoto ultrapassados da cidade, eles estão sobrecarregados com essa tarefa gigantesca.

Pablo Bereciartua , ex-secretário de Infraestrutura e Política Hídrica da Argentina, percebeu a necessidade de uma abordagem diferente e decidiu desafiar as empresas a se associarem ao governo para encontrar soluções conjuntas. Ele acabou com quatro vezes mais fundos do que os inicialmente orçados com a implementação de um sistema de títulos. Com sua mentalidade inovadora, ele construiu uma ponte entre o governo e as empresas que resultou em uma nova infraestrutura e acesso à água para 4 milhões de argentinos.

A antiga arte de captar água da chuva
Vale a pena dar uma boa olhada em como administramos a água. Por muito tempo, as pessoas pensaram que captar água da chuva usando telhados em áreas urbanas como local para coleta não poderia ser lucrativo. Até que pesquisas recentes provaram o contrário: coletar chuva por meio de parcerias público-privadas pode suprir de 17% a 29% da necessidade de água não potável de uma cidade, reduzindo os gastos do governo com abastecimento de água em até 85%. Isso é muito dinheiro economizado e muita água sem causar mais desgaste aos sistemas de esgoto sobrecarregados. Imagine todos os telhados da cidade trabalhando juntos como um escudo protetor, mantendo-nos secos e, ao mesmo tempo, fornecendo uma necessidade vital.
Da garoa à água potável
Mas a água da chuva ainda não é água para uso doméstico, que é atualmente o epicentro de soluções inovadoras para os consumidores. É por isso que a UE cofinanciou o Aqualoop , um sistema para coletar e purificar a água da chuva para uso doméstico. A água realmente está ganhando uma nova forma, tanto na maneira como a utilizamos quanto em valor. E já era hora porque, se não agirmos agora, em 2050 a ONU estima que 6 bilhões de pessoas sofram com a falta de recursos de água potável.
Gíria urbana
“Fazer chover” é uma gíria para ganhar muito dinheiro ou fazer algo muito bem-sucedido. Em toda a cadeia, existe a oportunidade de começar a repensar a captação de água. Uma boa gestão da água pode tornar as cidades melhores e locais mais saudáveis para se viver, tornando-as à prova de futuro e resistentes às alterações climáticas e à sustentabilidade. Chegou a hora de sermos criativos.
* Frans-Jan van Rongen é vice-presidente global de Marketing e Branding da Wavin.