Turismo e transformação digital, a resposta do setor aeroportuário à crise

Redação – 03.12.2021 – Terceiro dia do ANM 2021 mostrou ações para atrair turistas, como o aeroporto em Maragogi, litoral de Alagoas  Investimento no turismo, como forma de alavancar a retomada do setor aeroportuário, e atenção à transformação digital para mudar por completo as experiências de viagem. Os dois temas dominaram o terceiro dia da […]

Por Redação

em 3 de Dezembro de 2021
Redação – 03.12.2021 – Terceiro dia do ANM 2021 mostrou ações para atrair turistas, como o aeroporto em Maragogi, litoral de Alagoas 

Investimento no turismo, como forma de alavancar a retomada do setor aeroportuário, e atenção à transformação digital para mudar por completo as experiências de viagem. Os dois temas dominaram o terceiro dia da programação on-line do Airport National Meeting 2021, que incluiu painéis oferecidos pelo Estado de Alagoas, Serpro e Huawei. 

Logo pela manhã, foi possível conferir atualizações sobre o andamento do projeto do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. Orçado em R$ 200 milhões, o terminal vem sendo estruturado com recursos próprios do estado e promete ser um importante instrumento de apoio ao turismo local, com previsão de início de operação em 2023. O estado de Alagoas espera fechar a concessão do terminal em leilão a ser realizado até maio de 2022. 

No painel, além de detalhes da operação prevista para o aeroporto, foram destacados dados sobre o turismo no estado, considerando caminhos a serem explorados para a retomada econômica do setor aeroportuário, na fase pós-pandemia. 

Embarque seguro 

Na sequência da programação, o Serpro fez um balanço do programa “Embarque Seguro”, que usa informações biométricas. A tecnologia elimina a utilização de documentos em papel, permitindo o embarque apenas com o recurso de reconhecimento facial. O País foi o primeiro do mundo a realizar um embarque, conectando dois aeroportos equipados com a biometria (Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo). 

A solução vem sendo regularmente testada, desde 2020, em pelo menos sete aeroportos brasileiros e mais de seis mil passageiros e 300 voos. Em outubro, foi encerrada uma primeira fase de avaliação, com resultados que indicaram comprovado ganho de tempo e ampliação da segurança, inclusive a sanitária, para passageiros. Daqui para frente, terá início uma etapa de calibragem do programa, com estudo de avanços, como a adoção do embarque biométrico para tripulações e equipes de aeroportos.