Redação – 14.12.2021 – Mesmo sendo um dos maiores produtores do segmento, estado ainda possui 64% da malha rodoviária em condições não apropriadas
Cerca de 65% de tudo que é transportado no Brasil viaja via rodovias, segundo dados da “Pesquisa CNT de Rodovias 2021” realizada pela Confederação Nacional dos Transportes. Porém, levando em consideração sua relevância, a falta de pavimentação nas estradas vai contra o desenvolvimento do segmento de transporte rodoviário de cargas: ainda segundo a pesquisa, 26,2% das rodovias do país apresentam problemas de pavimentação.
Em Mato Grosso (MT), líder na produção das três principais commodities brasileiras: milho, soja e algodão, apenas 35,9% de sua malha rodoviária em boas ou ótimas condições, já que 64,1% das estradas do estado foram consideradas regulares, ruins ou péssimas segundo a pesquisa da CNT. Mais de 22 mil quilômetros de rodovias do estado não são pavimentadas. Desses, 51,9% da extensão de sua malha rodoviária apresentam problemas, 48,1% estão em condição satisfatória e 0,2% está com o pavimento totalmente destruído.
Para a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatec), a qualidade das estradas afeta diretamente o negócio do TRC em relação aos custos com os quais as transportadoras precisam arcar pelo mau estado das vias. Há projeções que dizem que uma estrada com má pavimentação pode onerar o custo do transporte em até 30%, segundo a entidade.
Mais investimentos no estado
Para mudar este cenário, o governo estadual tem feito investimentos nas suas estradas. A Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apresentou Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 à Assembleia Legislativa com um orçamento estimado em cerca de R$ 26 bilhões. Destes, a previsão é que R$ 356 milhões sejam destinados à pavimentação de rodovias de um modo geral, e a restauração das estradas já pavimentadas tem custo previsto de R$ 100,1 milhões.
A Sinfra diz que o estado já recebeu 1 mil quilômetros de asfalto e, no momento, cerca de 1,6 mil km de contratos de pavimentação estão em andamento. Para o futuro, aproximadamente 900 km serão licitados em breve, e outros 2,9 mil km de estradas com projetos estão sendo elaborados.
A LOA segue em trâmite no parlamento do estado e já foi discutida em duas audiências públicas. A previsão é que sua primeira votação aconteça até o final de dezembro. Para a Fenatec, cada vez mais investimentos como esse devem ser um dos pontos centrais dos governos estaduais e federais para ajudar o negócio do transporte rodoviário de cargas a continuar com o crescimento.