Empresa de saneamento de Teresina consegue diminuir perdas de água em 20%

Redação – 17.05.2022 – Águas de Teresina investiu R$ 1,1 bilhão em infraestrutura para melhorar o acesso dos moradores aos serviços de água e esgoto

A PPP de Saneamento de Teresina (PI) conseguiu reduzir de 60% para 40% o índice de perdas de água. A Águas de Teresina, como é chamado o consórcio que detém os serviços de água e esgoto, também tem conseguido otimizar o fornecimento e suportar o consumo de água no período mais quente do ano, conhecido como B-R-O-Bró, que chega a aumentar até 30%. Antes da PPP e da universalização do abastecimento em Teresina, era comum a prática do racionamento de água devido à falta de estrutura para abastecer toda a população.

Com a PPP de Saneamento essas práticas não são mais necessárias e o abastecimento é consistente, afirma a empresa. Entre as ações já realizadas pela Águas de Teresina em anos anteriores para amenizar os impactos do B-R-O-Bró estão a limpeza dos reservatórios, com a instalação de equipamentos reservas; a perfuração de poços com capacidade de bombear mais litros de água por hora nos bairros periféricos da cidade; e implantação de novas redes de distribuição de água para aumentar a capacidade de atendimento. A Estação de Tratamento de Água da zona Sul (ETA-Sul) também passou por uma modernização das instalações elétricas para evitar a interrupção no abastecimento.

Mais investimentos

Após a universalização do acesso à água, que ocorreu em 2020, o foco das ações da concessionária agora é o esgotamento sanitário. Para isso, a Águas de Teresina segue com os investimentos na zona Norte em uma ação que vai conectar mais de 3.250 residências, beneficiando cerca de 13 mil pessoas. Até o momento, já foram construídas duas Estações Elevatórias de Esgoto, implantados 5.520 m de rede coletora de esgoto e 4.351 m de linha de recalque. Ao final, a capacidade total de coleta será de 82 litros de esgoto por segundo. Tudo isso representa mais saúde pública. Até o ano de 2025, Teresina terá 67% de cobertura de esgoto, atingindo a universalização em 2033.