Furukawa unifica linhas de cabos ópticos e coloca o totalmente seco como carro-chefe

João Monteiro – 09.06.2022 – Fabricante também vai deixar de fabricar cabos com gel no Brasil, fazendo exceções apenas para projetos sob demanda 

A Furukawa Electric decidiu unificar suas linhas de cabos ópticos e apostou no cabo totalmente seco como o carro-chefe de sua nova oferta. Por se tratar de um produto já fabricado no Brasil pela empresa, a principal mudança é a disponibilização desses cabos para vãos de postes com maiores distâncias. Agora, redes rurais e até de backbone podem usar o cabo totalmente seco em distâncias maiores que 80 metros. 

A iniciativa de também encerra a produção de cabos com gel, que agora vai ficar restrita a projetos sob demanda, segundo Marcos Kazushi Futikami, gerente comercial VSB da Furukawa Electric. Ele explica que o cabo totalmente seco traz tantas vantagens sobre a outra opção que não compensa mais continuar comercializando. 

Um exemplo é o peso. Como o cabo com gel conta com uma espécie de geleia, que fica entre o tubo da fibra óptica e o revestimento para garantir que não entre umidade na estrutura, o peso acaba sendo maior. Com isso, também é necessário utilizar ferragens no poste para dar mais segurança para a sustentação do cabo com gel. 

Com metade do peso, os cabos totalmente seco não precisa disso. Ao invés da geleia, ele conta com uma espécie de pó que faz essa proteção contra a umidade. “É um produto parecido com o utilizado em fraldas descartáveis”, diz Futikami. 

Outra vantagem do cabo totalmente seco é a praticidade, pois a opção com gel necessitava de maior cuidado no manuseio. “Se a geleia escapa da fibra e gruda na roupa, é difícil de tirar sem algum solvente químico”, lembra o executivo. Isso traz impactos no dia a dia do técnico, que precisa de maior preparação (e tempo) para trabalhar com cabos com gel. “A manutenção leva menos da metade do tempo com o cabo totalmente seco”’, conclui.