CPTM fará licitação para disponibilizar serviços de Wi-Fi para passageiros

Redação – 24.06.2022 – Acesso deve ser disponibilizado gratuitamente em estações e pode utilizar recursos de monetização a partir de anúncios 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai realizar uma licitação para contratar serviços de Wi-Fi para disponibilizar acesso à Internet dentro das estações. O edital prevê o serviço em toda a extensão das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi. O leilão deve ocorrer no dia 26 de julho. 

Segundo a CPTM, o acesso ao Wi-Fi de qualidade é uma demanda antiga dos usuários. A concessionária deverá fornecer acesso gratuito diário à internet nas estações pelo período mínimo de 30 minutos por passageiro conectado, com velocidade média de transmissão de informações de, no mínimo, 512 kbps. 

O edital prevê que o acesso às redes sem fio poderá ser disponibilizado mediante a visualização de publicidade, a ser veiculada em intervalos mínimos de 15 minutos. No caso da utilização de vídeos publicitários, a opção de pulá-los ou fechá-los deverá ser oferecida aos usuários em até 10 segundos. 

Além disso, a plataforma poderá possibilitar a contratação, por parte do passageiro, de serviços de transmissão de dados com diferenciais como maior velocidade de conexão ou conteúdo sem publicidade, por exemplo.  

Obrigações da vencedora 

A empresa ou consórcio vencedor do certame será responsável pela implantação, administração e manutenção do sistema de internet gratuita ao passageiro, além de encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas. O prazo de exploração comercial é de 60 meses, podendo ser renovado até o limite de 240 meses, mediante a formalização de termo de aditamento. 

A prestação e a execução dos serviços incluem, ainda, a contratação de link de internet, suporte, instalação, movimentação, adição, mudança, desinstalação, ativação, desativação e remanejamento de todos os hardwares e softwares necessários, em conformidade com as melhores práticas de mercado. 

Por fim, a vencedora da licitação deverá criar uma plataforma que permita o acesso e registro necessário dos passageiros antes da conexão, com capacidade suficiente para atender todos os passageiros que queiram conectar-se às redes sem fio, garantindo os níveis de qualidade estabelecidos em contrato. Essa plataforma deverá estar apta a administrar as falhas de conexão, assim como procedimentos de conexão e orientações aos passageiros.