Empresas criam IA que automatiza perfuração de poços de petróleo

Redação – 23.08.2022 – Chamada Inteliwell, a solução foi desenvolvida para fornecer automação e otimização em tempo real no processo de construção de poços 

A Viasat Inc., empresa global de comunicações, utilizou inteligência artificial (IA) para desenvolver uma solução capaz de automatizar a perfuração de poços de petróleo. Com o software Inteliwell JV, a empresa promete aperfeiçoar o processo através da automatização das sondas, trazendo mais segurança para as operações ao reduzir a exposição de profissionais, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de planejamento e construção do poço. 

A solução foi criada por meio de uma joint venture entre Transocean Ltd. e Intelilift AS, uma subsidiária da Nekkar ASA. O projeto ainda conta com a participação da Intelie, que fez parte da aquisição da RigNet pela Viasat em 2021, que fornecerá experiência operacional em IA, análise de dados em tempo real e componentes de planejamento para a Inteliwell.  

Segundo a Viasat, a Intelie já é utilizada na maioria dos navios-sonda para análises em tempo real e dos centros operacionais remotos. Por meio da Inteliwell JV, a empresa se diz pronta para acelerar a construção autônoma de poços, reduzindo custos e ampliando a segurança. 

A oferta – que pode ser aplicada em todas as categorias de sondas – será composta por três aplicações principais: InteliPlan, InteliAutomate e InteliAssist. Elas criam planos de poços digitais que fazem conexão com o sistema de controle de uma sonda de perfuração para executar tarefas de forma autônoma, agilizando o processo de construção do poço. 

Além disso, uma plataforma integrada de monitoramento em tempo real medirá o progresso de fundo de poço e avaliará as condições para fornecer feedback crítico de aprimoramento de precisão ao sistema de controle de perfuração, em apoio à IA.

Aplicações da Inteliwell 

InteliPlan: 

A InteliPlan criará um programa de construção de poços em formato legível por humanos e automatizado por máquina. O software permitirá que os engenheiros insiram dados de projeto e gerenciem o programa de construção de poços, incluindo sequências de construção específicas da sonda. Para padronização, as práticas operacionais específicas podem ser incorporadas à lógica InteliPlan para garantir a execução de todos os programas em andamento e futuros. 

InteliAutomate: 

O InteliAutomate é um sistema digital de controle de perfuração que automatiza as tarefas de construção de poços, enviando instruções do programa de construção, criado pela InteliPlan, para os controladores dos equipamentos da sonda. O InteliAutomate recebe feedback das máquinas para reconhecer automaticamente a conclusão das tarefas e do InteliAssist para ajustes validados. 

InteliAssist: 

Para supervisão das operações, o InteliAssist monitora os parâmetros de construção do poço e executa simulações de engenharia que permitem a comparação com observações em tempo real. O processo otimiza as operações em andamento, evita desvios do planejamento, prevê problemas operacionais e pode identificar quando a intervenção humana é necessária.