Aeroporto de Guarulhos usa drones para monitorar espaço aéreo e terrestre

Redação – 26.08.2022 – Parceria com a empresa Dahua visa a proteção de todo perímetro, com ações buscando aumentar a segurança e a proteção do meio ambiente 

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, começou a utilizar drones como parte de um Plano de Trabalho de Segurança. A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, adquiriu dois equipamentos da fabricante Dahua Technology que visam monitorar e proteger o perímetro aéreo e terrestre do aeroporto. 

Com o uso dessas aeronaves, será possível investigar e prevenir princípios de incêndios, intrusão de pássaros nas rotas dos aviões, monitorar espécies de animais que vivem no complexo e apoiar durante as vistorias das pistas de pouso e decolagem. A concessionária também prevê utilizá-los para alertar sobre invasões irregulares das áreas por comunidades do entorno e orientar nas decisões de logística e trânsito em casos de aglomeração, como a presença de celebridades, times de futebol, etc. 

O Plano de Trabalho de Segurança do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) inclui ainda outras ações e cuidados com a manutenção dos espaços físicos e com o meio ambiente. Além disso, também será possível incorporar a câmera do drone ao sistema de reconhecimento facial, agregando ainda mais tecnologia ao projeto. 

Tecnologia adotada 

Foram adquiridos dois aparelhos Hexacopter Dahua Technology no modelo X1550, com câmera térmica, que possuem dois conjuntos de bateria (oito baterias, no total), dois conjuntos de hélice reservas e têm capacidade de carga máxima do peso de 23,6 kg. São drones robustos para suportar as inúmeras rajadas de vento que o Aeroporto de Guarulhos recebe constantemente. 

O drone pode ser utilizado em condições de chuvas e na escuridão, podendo enfrentar até mesmo fortes tempestades. Além disso, as câmeras possuem zoom óptico de 30x com tecnologia StarLight que permitem que esses equipamentos sejam utilizados mesmo em ambientes com pouca luz, que são capazes de identificar pessoas, animais e objetos à distância.