Confins vai concluir primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1 ainda este ano

Redação – 22.09.2022 – Obras nas áreas dos portões de embarque, assim como no canal de inspeção, têm previsão de entrega em dezembro 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, também chamado de Confins, entra agora em uma nova etapa da reforma do Terminal de Passageiros 1. As obras da primeira fase da sala de embarque, que incluem o novo canal de inspeção e também os portões 3, 4, 5 e 6, estão avançadas e devem ser entregues em dezembro. Na mesma data, também será finalizada parte das intervenções que refletem no saguão. No caso, a área próxima à loja da Pandora e da Havaianas.     

As intervenções no Terminal de Passageiros 1 demandarão investimentos da ordem de R$ 100 milhões. A expectativa é que as reformas contribuam para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país. Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos. 

Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. 

A BH Airport, que gerencia Confins, diz que a intenção da reforma é trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. A empresa diz que o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito é compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas, dando uma “cara mais moderna”. 

O projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1 prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque.     

Mais serviços para os passageiros  

As obras de reforma em andamento em Confins também englobam as novas operações comerciais e contribuíram para a inauguração, no primeiro semestre deste ano, da Pizza Hut, do Rokkon, restaurante de culinária japonesa, e também do La Vinícola – os três no saguão do aeroporto. Com uma infraestrutura moderna e um espaço de mesas amplo, as operações trazem mais conforto e tranquilidade a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.     

Além das diversas operações programadas para inaugurar ao longo do ano, com o fim das obras da primeira fase, uma megastore da Dufry deve abrir as portas. A empresa estendeu seu atual contrato de Duty Free no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte até 2029. Além disso, um contrato de dez anos foi concedido permitindo que a Dufry continue a operar seu portfólio atual de quatro lojas Duty Paid, incluindo os conceitos Dufry Shopping e Hudson, e também construir mais três novas lojas Duty Paid, uma das quais será uma loja walkthrough de 670 metros quadrados.     

Diariamente, cerca de 30 mil pessoas circulam pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. De olho na experiência dos clientes, a sala de embarque conta com a presença de um carrinho elétrico que contribui para que as pessoas possam se deslocar aos últimos portões. O serviço é gratuito.     

Além disso, passageiros e visitantes conseguem fazer a reserva on-line do estacionamento. A plataforma está no ar, no site da BH Airport, e as condições promocionais correspondem a mais de 50% de desconto no valor da tarifa presencial, na permanência a partir de quatro diárias. Os clientes conseguem fazer a reserva e o pagamento antecipado pelo site.