Empresa desenvolve projeto de balsa elétrica para transporte público

Redação – 03.10.2022 – Balsa elétrica pode chegar a velocidade de até 38 nós e transportar até 150 passageiros 
balsa elétrica
Projeto de balsa elétrica da Artemis (foto: divulgação).

A Artemis Technologies, com sede em Belfast, capital da Irlanda do Norte, lançou um projeto de balsa hidrodinâmica totalmente elétrica, a EF-24. No projeto, o acionamento totalmente elétrico permitirá velocidades de até 38 nós. A Artemis espera obter um alcance de 115 nm da embarcação a uma velocidade de cruzeiro de 25 nós, com zero emissões e maior eficiência. A capacidade de passageiros será de até 150 e – com hidrofólio – o passeio será mais confortável, com menos movimento da embarcação. 

A Artemis foi fundada por um ex-velejador, Iain Percy, que diz ter usado sua experiência no esporte para desenvolver um sistema de propulsão elétrica. O projeto apresenta hidrofólios que levantam os barcos para fora da água, reduzindo drasticamente o arrasto, segundo a Artemis. Isso é combinado com um trem de força elétrico submerso, que busca ser mais eficiente. 

A empresa ainda diz que a embarcação incorporará um sistema de prevenção de colisões que evita obstáculos “desviando a balsa em um caminho alterado” para longe de objetos na água, como animais selvagens.  

O primeiro navio da série de balsas será chamado Zero e será implantado em um serviço experimental de passageiros de Bangor a Belfast, na Irlanda do Norte. A Artemis espera ter a balsa na água e operando em 2024. 

O primeiro navio comercial da Artemis, um hidrofólio de 12 metros, já está em operação ao longo da orla de Belfast. O lançamento tem um alcance de 60 nm a até 25 nós e é destinado a operações de transferência de tripulação.