Estrutura para carros elétricos em shoppings ainda é preocupante

Redação – 25.10.2022 – São 100 mil carros elétricos e híbridos no Brasil, mas estacionamentos com eletropostos públicos e semipúblicos são apenas 1,3 mil  O Brasil conta com mais de 100 mil proprietários de carros elétricos ou híbridos, mas será que os shoppings estão preparados para suportar da demanda desses consumidores durante o período de festas?  […]

Por Redação

em 25 de Outubro de 2022
Foto: reprodução/internet/Elev.
Redação – 25.10.2022 – São 100 mil carros elétricos e híbridos no Brasil, mas estacionamentos com eletropostos públicos e semipúblicos são apenas 1,3 mil 

O Brasil conta com mais de 100 mil proprietários de carros elétricos ou híbridos, mas será que os shoppings estão preparados para suportar da demanda desses consumidores durante o período de festas? 

Para Ricardo David, sócio diretor da Elev,  empresa que apresenta soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, não. Ele diz que ainda é preocupante a falta de estrutura para estas vagas específicas. “Quando tratamos de pontos de recarga públicos e semipúblicos, temos que pensar na importância da reserva dos locais. Deste modo, os usuários precisam estar atentos às regras de agendamento de cada estabelecimento”, afirma. 

Uma das maiores administradoras de shopping centers do País, a Multiplan passou a disponibilizar mais vagas dedicadas ao carregamento de veículos elétricos. Atualmente, são cerca de 100 eletropostos, distribuídos em 19 shoppings de administração própria: sendo 28 em São Paulo e região metropolitana, 26 postos nos shoppings do Rio de Janeiro, 13 em Belo Horizonte, 12 em Porto Alegre, 12 em Curitiba e sete em Brasília. 

No montante, o Brasil tem atualmente cerca de 1,3 mil eletropostos públicos (parques, ruas e praças) e semipúblicos (shoppings, supermercados) para recarga de carros elétricos. Até o final de 2022, o número deverá atingir 3 mil. Segundo dados da Elev, São Paulo é a campeã do País no setor, com 445 eletropostos, seguidos por Rio de Janeiro com 120 postos e Brasília com 90 postos.  

Para o especialista, os números são baixos quando comparados com outros mercados. “É necessário mais investimento na infraestrutura, para que, desta forma, tenhamos mais desenvolvimento no segmento no Brasil”, afirma David. 

Além do alto investimento no veículo elétrico, os brasileiros precisarão investir uma boa dose de resiliência para conseguir estacionar e carregar seus veículos nos grandes shoppings do país neste final de ano. Vale ressaltar que um carro elétrico demora uma média de 40 minutos de espera em um eletroposto para carregar. Hoje, a tecnologia mais rápida é o Supercharge da Tesla, que gasta 20 minutos.