Aegea lança 2º Ciclo de Desafios Inova Saneamento para startups

Redação – 07.11.2022 – São quatro desafios lançados em parceria com a Innovation Latam 

A Aegea Saneamento abriu seu 2º Ciclo de Desafios Inova Saneamento. Em parceria com a Innovation Latam, o programa de aceleração com startups busca soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor. Nesta edição serão quatro desafios e as startups podem se inscrever até dia 24/11 pelo link. O pitch-day está previsto para início de dezembro. 

O primeiro desafio, “Conhecendo o perfil do consumidor”, busca soluções que permitam traçar o perfil dos consumidores a fim de otimizar e personalizar os serviços prestados, assim como direcionar melhor os recursos do grupo Aegea. 

Já o segundo desafio, intitulado “Enriquecimento do cadastro de consumidores”, procura uma forma de complementar o banco de dados de consumidores, sejam com dados documentais públicos e/ou com dados comportamentais, por meio de buscas em bases externas e públicas, enriquecendo, consequentemente, o banco atual. A solução precisa garantir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP) dos consumidores, a confiabilidade e a acurácia dos dados coletados. 

O desafio seguinte é o “Score de Crédito”, que busca em startups uma tecnologia para a Aegea incorporar um sistema que, com base nos dados dos clientes e históricos de pagamento dentro e fora da companhia, possa traçar um perfil dos consumidores e, com isso, definir as melhores estratégias de cobrança visando o menor custo e maior retorno. 

O quarto é “Detecção de vazamentos e perdas”, com o objetivo de encontrar maneiras mais eficazes de identificar pontos de vazamento e perdas sem a necessidade de escavações. Aqui estão incluídas tecnologias de sensoriamento para detecção, seja por vazão, pressão, ultrassônicos, satélite, entre outros; e de inteligência artificial, capazes de decodificar dados e identificar se há e onde estão os vazamentos. 

A Aegea destaca que inovação e tecnologia são fundamentais para a empresa, pois é por meio delas que ela acredita que pode melhorar os serviços ofertados à população enquanto mantém a eficiência operacional. 

Serviço