Linha 6-Laranja de metrô inicia operação de duas tuneladoras

Redação – 06.12.2022 – Equipamentos pesam 2 mil toneladas e têm 109 metros de extensão
Obras para construção da Estação Santa Maria (foto: divulgação Linha Uni).

As obras para a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo seguem ocorrendo. Em novembro, a tuneladora que segue no sentido sul, em direção a São Joaquim, chegou à Estação Santa Marina, o segundo ponto do trajeto. A outra, que vai em direção à Brasilândia, iniciou a operação em 15 de novembro e terá a primeira parada na Estação Freguesia do Ó. 

O equipamento que faz a perfuração no sentido norte, em material rochoso, tem previsão de escavar cerca de cinco quilômetros, percorrendo nove metros por dia, em média. A atividade vai conectar o VSE Tietê ao VSE Domingos Vega. 

Segundo a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela obra, o projetoconta com o maior túnel metroferroviário da cidade. São mais de 1.400 metros de túnel em NATM, e 1.000 metros percorridos pelas tuneladoras EPB, mais conhecidas como tatuzões. 

Desde que a primeira tuneladora retomou os trabalhos no sentido Sul, em 31 de agosto, já foram instalados 243 anéis no túnel e percorridos 435 metros em solo a partir do Poço SE Aquinos, com média de avanço de 12 metros por dia. 

Os equipamentos pesam 2 mil toneladas e têm 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. As máquinas possuem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. 

Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística das tuneladoras, estão engenheiros(as), operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança. 

Os trabalhos na Linha 6-Laranja contam com aproximadamente nove mil trabalhadores diretos e indiretos, distribuídos nas 35 frentes de obra ativas. Este projeto destaca-se pelas políticas inclusivas e igualdade de gênero, registrando quase 500 mulheres contratadas, entre as quais 300 encontram-se diretamente nas frentes de obra. Além disso, há a inserção de jovens aprendizes e estagiários. 

Sobre a Linha 6-Laranja 

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. 

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do Grupo Acciona, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.