Iguá tem o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil

Redação – 08.12.2022 – Grupo comemora a marca de 10 mil hidrômetros inteligentes que garantem facilidade e conservação de recursos 
Medidor inteligente utilizado pela Iguá (foto: divulgação).

A Iguá Saneamento alcançou, no último mês, a marca de 10 mil hidrômetros com medição remota conectados, acelerando a digitalização da empresa. A solução foi criada internamente pela empresa e utiliza um medidor conectado para medir o consumo de água de clientes. Com isso, é possível garantir agilidade e precisão na medição, além de economia de custos de leitura presencial e redução de perdas, como vazamentos e fraudes que podem ser facilmente identificados por meio dos hidrômetros inteligentes. 

O dispositivo permite identificar um padrão de consumo que pode servir para apontar anormalidades e eventuais necessidades, como uma troca de hidrômetro. A tecnologia aproveita ainda a rede de dados disponível ajudando as operações da Iguá a obter dados de pressão, vazão, status de bombas e consumo de energia através de medição remota. 

Projeto piloto na Ilha do Mel 

Essas soluções inovadoras e tecnológicas implantadas pela Iguá também permitem um controle de consumo mais focado na sustentabilidade e na conservação de recursos. Com uma agenda ESG impulsionada nos últimos anos, a companhia agora trabalha para fazer da Ilha do Mel, a primeira “ilha inteligente” do Brasil. 

Nacionalmente conhecida por ser uma área de preservação natural com número de visitantes limitado, a ilha de 25 quilômetros, composta por praias e pequenas vilas no município de Paranaguá, no Paraná, deverá ter medidores 100% conectados na próxima temporada de verão, que começa neste mês. 

Haverá um trabalho junto com líderes comunitários para zerar a emissão de fatura em papel e a redução dos deslocamentos contribuindo com a diminuição da emissão de carbono. Também será aproveitada a rede de IoT pública, que está disponível para outros serviços, para coletar mais dados operacionais e garantir o suprimento de água adequado à ilha. 

Ainda neste ano, Cuiabá também será beneficiada com um projeto piloto chamado “DMC do Amanhã”: com um DMC (distrito de medição e controle) 100% conectado, será possível verificar as perdas on-line, encontrar vazamentos, fraudes e otimizar as operações. Por meio da concessionária Águas Cuiabá, a Iguá presta serviço de água e esgoto para mais de 600 mil pessoas na capital mato-grossense.