Redação – 12.01.2023 – Empresa municipal de saneamento fez PoC para testar solução que identifica vazamentos e contratou o serviço via licitação de performance
A Companhia Águas de Joinville (CAJ) impôs como meta a redução de sua perda de água. A empresa, responsável pelo serviço de água e esgoto da maior cidade do estado de Santa Catarina – com 604 mil habitantes – quer chegar a 25% de perda de água até 2033. Os números mais recentes, de 2021, mostram que há uma perda de 41,8%. Para alcançar a meta, a CAJ decidiu apostar em tecnologia.
A companhia realizou uma Prova de Conceito (PoC) para testar a solução SmartAcqua e comprovou a eficiência do software para identificar os locais (bairros e ruas) que apresentavam maiores perdas de água. Foram feitos 231 apontamentos, 141 fiscalizações, e identificados e consertados 93 pontos de vazamentos, dos quais 17 visíveis, 15 em redes, 17 em ramais, além de 21 ligações clandestinas e 3 poços.
“Foi uma POC rápida, mas que apresentou resultados muito significativos”, afirma Clarissa Campos de Sá, gerente do Centro de Inteligência e Operações da CAJ. Com isso, a empresa de saneamento de Joinville incluiu uma solução de tecnologia na licitação do contrato de performance, que foi vencido pela empresa prestadora de serviço ALLSAN, e que utilizará o software para detecção de irregularidades e anomalias no consumo de água.
Na CAJ, o contrato de performance para o projeto de perdas aparentes com a utilização da solução SmartAcqua está rodando desde junho de 2022. Os serviços incluem a troca de 15 mil hidrômetros, adequação de 4,8 mil cavaletes, substituição de hidrômetros de grande capacidade, censo cadastral, e uso de inteligência artificial para detecção de fraudes, utilizada na fase de implantação de escopo mínimo e nos cinco anos restantes do contrato.
Clarissa diz que a expectativa é ter um incremento de 76 mil m³/mês de água tratada para o esgoto de Joinville. “Para atingir essa meta nos baseamos no nosso histórico e fizemos uma modelagem, mas ainda não temos os resultados. Vamos iniciar as medições a partir de maio de 2023 e então conseguiremos analisar os ganhos e a mudança na metodologia”, explica. O contrato com a SmartAcqua é de cinco anos.
Como funciona o contrato de performance
Para adotar essa modalidade de contrato a companhia consultou a Sabesp, que foi a pioneira e firmou o primeiro contrato de performance em 1999, e outras empresas do setor que também já utilizam essa metodologia de contratação.
De acordo com Enéas Ripoli, CTO da SmartAcqua Solutions, a importância dos contratos de performance é dar às empresas de saneamento, que não dispõem de tecnologia, equipes ou de recursos, a oportunidade de recuperar as perdas de água.
“O prestador de serviços fornece a engenharia, equipamentos, software, serviços e arca com todos os custos. Pode ser um prestador sozinho ou em consórcio com outras empresas para fazer esse trabalho e atender à questão das perdas de água nas empresas de saneamento”, explica Ripoli. O ressarcimento desse investimento se dá com o crescimento da receita das empresas de saneamento e/ou com a redução de custos operacionais em tempo determinado na licitação.
Segundo um caso da SmartAcqua, há potencial de a concessionária obter um crescimento de faturamento de R$ 55 milhões em cinco anos e reduzir R$ 43 milhões de custos operacionais. Para isso o prestador de serviços terceirizado terá que investir R$ 25 milhões.