14 cidades brasileiras estão em situação de emergência atualmente

Redação – 24.01.2023 – Desastres naturais, como estiagem e chuvas intensas, atingem localidades da Bahia, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 14 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta segunda-feira (23/1) do Diário Oficial da União (DOU). 

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentam a estiagem. São oito ao todo, sendo que sete deles são do Rio Grande do Sul: Arroio Grande, Lajeado dos Bugres, Novo Cabrais, Rodeio Bonito, São João do Polêsine, Três Passos e Vicente Dutra. Além deles, a cidade de São Francisco de Assis do Piauí (PI) enfrenta o mesmo tipo de desastre. 

Em Minas Gerais, três cidades registraram chuvas intensas e estão em situação de emergência. São os casos de Ipanema, Santa Maria do Salto e Senhora do Porto. O excesso de chuvas também atingiu Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, e Tremendal, na Bahia. Por fim, Morungaba, no estado de São Paulo, registrou enxurradas. 

A Defesa Civil Nacional lembra que qualquer cidade em situação de emergência ou estado de calamidade pública estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.