EDP lança planta de hidrogênio verde no Ceará

Redação – 25.01.2023 –Planta gera própria energia solar para abastecer produção de 250 Nm³/h do gás de hidrogênio

A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, lançou a sua planta de produção de hidrogênio verde, que vai servir como parte de seu projeto de Pesquisa & Desenvolvimento Pecém H2V, que contou com investimento de R$ 42 milhões. O empreendimento fica em São Gonçalo do Amarante (CE).

A empresa já havia gerado nesta unidade, em dezembro, a primeira molécula de hidrogênio verde do País. A planta é composta por uma usina solar com capacidade de 3 megawatts pico (MWp), para garantia de origem renovável, e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível, com capacidade para produzir 250 Nm³/h do gás.

Para a EDP, o Ceará reúne características estratégicas para protagonizar o processo de introdução do hidrogênio verde no País, seja pelo potencial solar e eólico – fundamental para a produção do gás de maneira renovável – seja por sua localização e oferta de infraestrutura para o escoamento desse produto ao mercado internacional.

A EDP tem a meta de se tornar 100% até 2030. Além da produção do combustível, faz parte do projeto o desenvolvimento de um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos da cadeia de produção e identificando a viabilidade econômica, setorial e mercadológica do hidrogênio verde. A EDP também deve buscar a partir de agora a certificação de origem renovável da produção. A previsão de conclusão do projeto é junho de 2024.

O projeto conta com parcerias da NEA/Hytron, fornecedora da eletrólise e, como executores do projeto, além da EDP, estão o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel/UFRJ), o IATI e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através do programa P&D.