Redação – 10.02.2023 – Intenção é que os passageiros possam usar a tecnologia biométrica desde o registro em um quiosque até portões de embarque automático
A partir deste ano, os passageiros que transitarem pelo Aeroporto de Frankfurt (Fraport), na Alemanha, poderão realizar as diversas etapas da viagem – do check-in ao embarque – simplesmente digitalizando seus rostos em pontos de contato com reconhecimento facial espalhados em todo o aeroporto. Esta solução estará disponível para todas as companhias aéreas que trabalham no aeroporto e tiverem interesse na utilização do serviço.
Mais pontos de contato biométricos devem ser instalados até março deste ano. A intenção é que até o registro em um quiosque ou balcão, além de portões automatizados de pré-segurança e portões de embarque automático, contem com a tecnologia biométrica para passar por cada estágio da viagem no local, bastando apenas a realizar o escaneamento facial.
A solução de biometria vai usar dados da Star Alliance Biometrics (sistema de identidade e identificação biométrica dos membros da aliança aérea) e hubs biométricos adicionais interconectados pelo SITA Smart Path.
Especificamente para os passageiros da Lufthansa, graças à integração do SITA Smart Path com a Star Alliance Biometrics, a tecnologia vai fazer uso das identidades biométricas dos passageiros da cia aérea registrados na plataforma da Star Alliance. Assim, a identificação ocorre sem etapas adicionais de processamento em diversos aeroportos e companhias aéreas participantes.
Adoção da biometria em aeroportos
A implantação da biometria no Aeroporto de Frankfurt desempenha um papel fundamental ao abrir caminho para a tecnologia em toda a rede global da Star Alliance, que se esforça para ter mais membros entre os seus 26 integrantes usando a tecnologia biométrica progressivamente. Mais um benefício é que os principais aprendizados do projeto de Fraport serão considerados para futuras implementações em toda a rede.
A plataforma de gerenciamento de identidade digital NEC I:Delight, totalmente integrada ao SITA Smart Path, foi classificada várias vezes em primeiro lugar como a tecnologia de reconhecimento facial mais precisa do mundo em testes de fornecedores conduzidos pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology – NIST, em inglês) dos Estados Unidos.
Além disso, permite que os passageiros que optaram pelo serviço sejam identificados de forma rápida e precisa, mesmo em movimento. Entretanto, os passageiros que não pretendam utilizar a solução podem efetuar o check-in normalmente em um balcão tradicional.