Empresa reestrutura TI para automatizar movimentação de contêineres em porto

Redação – 14.02.2023 – Projeto de R$ 10 milhões atualiza infraestrutura de TI da Santos Brasil e traz confiabilidade para plano de digitalização da empresa 

A Santos Brasil, que presta serviços de operações portuárias de contêineres, refez toda sua infraestrutura de rede e tecnologia, um projeto de R$ 10 milhões, que buscou abrir as portas para a digitalização da empresa. Além de buscar mais confiabilidade e velocidade para o dia a dia, a companhia deseja automatizar sua área de movimentação de contêineres no Porto de Santos. 

Para isso, houve uma atualização de toda a rede LAN e WLAN da empresa, envolvendo até o data center. A modernização da infraestrutura de TI era necessária para atender esse processo de automação de operações em porto em um plano estratégico faseado e totalmente voltado ao negócio do cliente, tornando-o mais competitivo, eficiente e otimizado. 

A 5F Soluções e iniciou o projeto em maio de 2019. Segundo Sylvio Herbst, sócio diretor da 5F Soluções em TI, o projeto teve início dentro de um escopo de consultoria. A integradora também foi responsável pelo desenvolvimento do projeto em parceria com a equipe de TI da Santos Brasil, incluindo levantamento, design, arquitetura, comercialização, implantação, além de suporte nível 3 full time. 

A tecnologia utilizada para essa atualização foi feita com que havia de mais moderno em soluções Cisco para redes de data center e com cobertura de Wi-Fi 6, a rede wireless se tornou a rede principal de conectividade para os usuários com múltiplos aparelhos. 

Alex Souza, responsável pela área de infraestrutura tecnológica da Santos Brasil, explicou que esse projeto teve um escopo significativo, pois envolveu tanto a reestruturação física, do cabeamento estruturado, quanto a substituição dos switches, além de fazer uma implantação de uma nova rede Wi-Fi administrativa. 

“Foram muitos projetos simultâneos com mudanças de cenários do início ao fim, mas apesar das eventualidades, o processo fluiu muito bem”, comenta. Com a modernização da infraestrutura de TI da Santos Brasil, a empresa prevê sustentar um datacenter de alta performance e uma operação portuária 24/7.