Alstom entrega o primeiro trem das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Redação – 29.02.2023 – Modelo 8900 é a primeira de 36 entregas planejadas para atender as linhas, hoje operadas pela ViaMobilidade 
Parte do primeiro trem da Alstom adquirido pela ViaMobilidade (foto: divulgação).

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens da cidade de São Paulo começaram a receber os trens encomendados à Alstom. O primeiro dos 36 trens de oito carros foi entregue à ViaMobilidade, concessionária que administra as linhas. Trata-se de um modelo da série 8900, fabricado na planta industrial de material rodante em Taubaté (SP). 

Para fabricá-los, a Alstom investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e contribuiu para a geração de mais de 500 empregos diretos. Os trens Metropolis da Alstom para as linhas 8 e 9 são feitos de aço inoxidável e uma das principais vantagens é a sua durabilidade: as carrocerias duram mais de 40 anos e são mais leves em comparação com os modelos de aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos. 

Os trens têm capacidade para transportar 2,6 mil passageiros, contam com portas e corredores para oferecer circulação de passageiros entre vagões e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. Também há grandes janelas e portas para proporcionar uma visão do exterior. 

Os trens também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio. 

A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9, que interliga Osasco a Bruno Covas – Mendes/Vila Natal, tem 37,3 quilômetros de extensão e 20 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.