Iguá acredita que saneamento “sustentável” é saída para mitigar desastres

Redação – 16.03.2023 – Concessionária de água e esgoto toma medidas para diminuir impacto ambiental e diminuir riscos de desastres 

Desde 2011 que o Brasil celebra, em 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data ganha mais evidência após desastres ambientais ocorridos nos últimos meses. Segundo a Iguá Saneamento, o investimento em saneamento básico é essencial para cuidar tanto da saúde da população quanto da segurança frente às mudanças climáticas. 

Isso porque, de acordo com a UN-Water, cerca de 90% dos problemas climáticos estão relacionados à água. São enchentes, secas e a deterioração da qualidade do recurso hídrico, tornando 40% da população mundial altamente vulnerável. Na outra ponta deste ciclo, a falta de coleta e tratamento de esgoto polui rios e outros mananciais, propiciando a proliferação de doenças, com impacto direto na saúde pública. Além disso, a disposição de esgoto sem tratamento aumenta a emissão de gases de efeito estufa, reiniciando o ciclo vicioso. 

A Iguá tem hoje, em suas operações, mais de 8 mil quilômetros de rede de água e pouco mais de 5 mil quilômetros de rede de esgoto. A empresa também tem investido na redução de seu impacto ambiental e assumiu compromisso público de reduzir suas emissões de carbono. 

Dentre as ações adotadas estão a implementação de boas práticas e tecnologias para tratamento de esgotos; o desenvolvimento e investimento em energias renováveis; e a substituição do uso de combustíveis fósseis para frotas leves. Com a adoção da utilização de energia renovável em seus processos de distribuição de água e tratamento de esgoto, a Iguá pode reduzir 750 toneladas de CO2 por ano. 

Algumas destas iniciativas já saíram do papel. Desde agosto de 2022, quatro concessões da Iguá já utilizam usinas de energia fotovoltaica, localizadas nas cidades paulistas de Mirassol, Andradina, Palestina e Castilho. Para este ano, a Iguá pretende implantar usinas de energia solar fotovoltaica para atender as operações na capital fluminense e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes (RJ).