Aumento do biodiesel no diesel pode impactar custos de transporte, afirma setor

Redação – 05.04.2023 – Entidades que representam transportadoras defendem que biodiesel é menos eficiente e pode afetar a saúde das frotas 

A partir de 1° de abril de 2023, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu adotar um período de transição para viabilizar o teor de 15% de biodiesel no óleo diesel B com o objetivo de conferir mais previsibilidade e garantia ao abastecimento. Assim, foi mantido o atual porcentual da mistura, de 10%, até 31 de março de 2023, previsto na resolução nº 25 de 2021. A média mundial de mistura está em torno de 7%. 

Apesar de a decisão ser condicionada à regulamentação imposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), diversas empresas do transporte rodoviário de cargas e suas principais entidades de classe estão preocupadas com o futuro dessas mudanças. Segundo elas, o aumento da porcentagem levará a um custo maior. 

Segundo Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística, o impacto do aumento do biodiesel no desempenho do caminhão não será muito saudável para a frota das empresas. Ele diz que o biodiesel brasileiro tem uma das piores qualidades do mundo e a facilidade de contaminação deve ser levada em conta, já que haverá aumento do consumo do veículo. “O combustível não tem uma queima perfeita, obrigando o caminhão a consumir ainda mais diesel.” 

Todos os departamentos que regem o setor de transporte de cargas, juntamente com as transportadoras, entendem que o aumento do teor do biodiesel beneficiará o meio ambiente com menos poluição. Em contraponto, eles dizem ter preocupações com seus veículos, visto que a utilização desse combustível exigirá mais consumo dos caminhões. 

Zorzin aponta que a contaminação do biodiesel pode criar falhas no abastecimento e exigir manutenções mais frequentes, como exigência constante da troca de filtros, entupimento das mangueiras e problemas nas unidades injetoras. 

O executivo acredita que seria possível ter um biodiesel de melhor qualidade antes de se alterar as porcentagens de mistura, pois o custo de uma transportadora é realmente influenciável por questões de combustível.