Redação – 01.06.2023 – Província canadense vai investir US$ 1,5 bilhão em veículos da Nova Bus, equipados com nova geração de sistema elétrico da BAE Systems
A província de Quebec, no Canadá, vai eletrificar sua frota de transporte público com a compra de 1.229 ônibus elétricos da Nova Bus, fabricante do Grupo Volvo. Os veículos serão entregues entre 2025 e 2028 e contarão com o sistema modular de propulsão elétrica GEN 3 da BAE Systems.
O contrato inclui um pedido inicial de 339 LFSe+, modelo de ônibus de 12,2 metros de comprimento, e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Quebec. O fornecimento foi vencido pela operadora Société de Transport de Montréal (STM) atuando em colaboração com a Association du transport urbain du Quebec (ATUQ).
A compra reflete o compromisso do governo de Quebec de eletrificar o transporte público com o objetivo de ter 55% da frota em utilização composta por elétricos até 2030. A partir de 2025, todos os novos ônibus adquiridos serão 100% elétricos.
De acordo com a Nova Bus, o contrato é o seu pedido único mais significativo de ônibus elétricos na história da América do Norte. O pedido inicial de 339 unidades envolve o valor de 583 milhões de dólares canadenses e a opção de mais 890 ônibus representa outros 1,531 bilhão de dólares canadenses. No total, o fornecimento das 1.229 unidades alcançará o valor de 2,114 bilhões de dólares canadenses (cerca de US$ 1,5 bilhão).
Sistema elétrico é diferencial
Todos os modelos LFSe+ Nova Bus serão equipados com os mais recentes sistemas elétricos de acionamento e controle da BAE Systems, o GEN3. A diferença entre o LFSe+ e o LFSe é o alcance, sendo que o primeiro pode oferecer maior capacidade de bateria e, portanto, alcance.
Uma característica do GEN3 é a modularidade do sistema de controle do inversor, cuja principal função é controlar o motor primário de tração, além da capacidade para adicionar módulos para capacidade adicional de armazenamento de bateria. Esse sistema permite que a Nova Bus expanda ou reduza a capacidade da bateria de cada ônibus com relativa facilidade, pois possui combinadores de bateria adicionais que permitem a adição de baterias caso seja necessário.