Quebec vai eletrificar frota com aquisição de 1,2 mil ônibus elétricos

Redação – 01.06.2023 – Província canadense vai investir US$ 1,5 bilhão em veículos da Nova Bus, equipados com nova geração de sistema elétrico da BAE Systems  A província de Quebec, no Canadá, vai eletrificar sua frota de transporte público com a compra de 1.229 ônibus elétricos da Nova Bus, fabricante do Grupo Volvo. Os veículos serão […]

Por Redação

em 1 de Junho de 2023
Redação – 01.06.2023 – Província canadense vai investir US$ 1,5 bilhão em veículos da Nova Bus, equipados com nova geração de sistema elétrico da BAE Systems 

A província de Quebec, no Canadá, vai eletrificar sua frota de transporte público com a compra de 1.229 ônibus elétricos da Nova Bus, fabricante do Grupo Volvo. Os veículos serão entregues entre 2025 e 2028 e contarão com o sistema modular de propulsão elétrica GEN 3 da BAE Systems. 

O contrato inclui um pedido inicial de 339 LFSe+, modelo de ônibus de 12,2 metros de comprimento, e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Quebec. O fornecimento foi vencido pela operadora Société de Transport de Montréal (STM) atuando em colaboração com a Association du transport urbain du Quebec (ATUQ). 

A compra reflete o compromisso do governo de Quebec de eletrificar o transporte público com o objetivo de ter 55% da frota em utilização composta por elétricos até 2030. A partir de 2025, todos os novos ônibus adquiridos serão 100% elétricos.  

De acordo com a Nova Bus, o contrato é o seu pedido único mais significativo de ônibus elétricos na história da América do Norte. O pedido inicial de 339 unidades envolve o valor de 583 milhões de dólares canadenses e a opção de mais 890 ônibus representa outros 1,531 bilhão de dólares canadenses. No total, o fornecimento das 1.229 unidades alcançará o valor de 2,114 bilhões de dólares canadenses (cerca de US$ 1,5 bilhão). 

Sistema elétrico é diferencial 

Todos os modelos LFSe+ Nova Bus serão equipados com os mais recentes sistemas elétricos de acionamento e controle da BAE Systems, o GEN3. A diferença entre o LFSe+ e o LFSe é o alcance, sendo que o primeiro pode oferecer maior capacidade de bateria e, portanto, alcance. 

Uma característica do GEN3 é a modularidade do sistema de controle do inversor, cuja principal função é controlar o motor primário de tração, além da capacidade para adicionar módulos para capacidade adicional de armazenamento de bateria. Esse sistema permite que a Nova Bus expanda ou reduza a capacidade da bateria de cada ônibus com relativa facilidade, pois possui combinadores de bateria adicionais que permitem a adição de baterias caso seja necessário.