Nordeste concentra 83% da energia solar e eólica do Brasil

Redação – 22.06.2023 – Capacidade instalada da região chega a 28,3 GW 

O Nordeste é a região que mais produz energia limpa no Brasil. Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostrou que a região concentra 83% da produção de energia solar e eólica do País, com uma capacidade de 28,3 GW. 

Segundo o Meu Financiamento Solar, fintech especializada em energia solar do banco BV, o Nordeste é responsável por mais de 4 GW de painéis em operação, o que equivale a 20% do mercado total de geração distribuída do País. O número é equivalente a quase duas hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia. 

Ainda segundo os números da fintech, a região possui atualmente 382,7 mil sistemas fotovoltaicos instalados, que abastecem cerca de 562 mil consumidores residenciais, rurais e empresariais, espalhados em mais de 1,7 mil municípios. 

O banco BV acredita que a região tem potencial para aumentar ainda mais sua produção. De acordo com o banco, há uma elevada aptidão solar no Nordeste e o baixo custo de produção de energia fotovoltaica comparada com outras fontes energéticas reforçam ainda mais esse cenário.