EDP investe R$ 32 milhões em nova subestação em Vila Velha (ES)

Redação – 05.10.2023 – Empreendimento beneficiará cerca de 33 mil habitantes dos municípios de Vila Velha e Vitória

A EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, vai construir uma nova subestação em Vila Velha, região Metropolitana de Vitória. Com o investimento de R$ 32,3 milhões, a Subestação de Distribuição Glória beneficiará de cerca de 33 mil habitantes dos dois municípios. 

A subestação será erguida em uma área de 7.332,31 m² metros quadrados e está prevista para entrar em operação em 10 meses. O empreendimento proporcionará a geração de 60 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras.   

A nova subestação contará primeiramente, com dois níveis de tensão (138/11,4 kV) e um transformador de 41,5 MVA distribuídos em quatro alimentadores de média tensão, o que elevará a capacidade do sistema energético e permitirá a ampliação do abastecimento de energia, assegurando o crescimento econômico local e qualidade para os clientes atendidos na região.   

Totalmente digitalizadas, as unidades contam com sistema de automação e supervisão. Toda a sua iluminação é composta por lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação da empresa com a comunidade e com a preservação do meio ambiente. Além disso, todas as subestações da Concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, na Serra (ES).   

É a partir do COI, operando 24 horas todos os dias, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhões de clientes no Estado. A partir da Central também é possível monitorar em tempo real a rede elétrica, incluindo a análise meteorológica das condições climáticas, em toda a área de concessão da distribuidora.