Projeto do CPQD vai desenvolver novas tecnologias de redes ópticas

Redação – 08.02.2024 – Fundação obteve R$ 12,1 milhões para investir em iniciativas que tragam mais capacidades para redes de transporte

O CPQD está desenvolvendo novas soluções para redes ópticas de olho nas próximas tecnologias de banda larga móvel, o futuro 6G. A fundação sem fins lucrativos obteve R$ 12,1 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtell) para iniciar o projeto ROTA-x – Redes Ópticas de Transporte, Acesso e xHaul do Futuro, que inclui iniciativas para trazer maior capacidade à infraestrutura de telecom.

Com duração de três anos, o projeto começou no ano passado e seu cronograma inclui a realização de testes experimentais preliminares em laboratório, o desenvolvimento de dispositivos ópticos e a validação, por meio de provas de conceito em parceria com operadoras de telecomunicações e provedores de internet.

O CPQD explica que, na área de redes ópticas de transporte, o objetivo é desenvolver tecnologias para suportar enlaces de alta capacidade, alinhadas a padrões internacionais de aplicação, como 400ZR e 800ZR. Já nas redes de acesso, serão desenvolvidas tecnologias para geração, multiplexação, transmissão e recepção de sinais ópticos em redes passivas com capacidade de, no mínimo, 50 Gbps.

Além disso, o projeto prevê o desenvolvimento de tecnologias para convergência entre redes ópticas e sem fio, visando prover infraestrutura para redes móveis (xHaul) 5G e, no futuro, 6G. Outro resultado previsto é a realização de provas de conceito integrando a camada física e os planos de controle, em redes definidas por software, com virtualização e elementos desagregados e interoperáveis.

Entre os impactos do projeto, destacam-se o aumento da capacidade e melhora da infraestrutura das redes ópticas, com ampliação do acesso à internet de qualidade. Do ponto de vista social, isso significa conectividade de qualidade em regiões situadas fora dos grandes centros urbanos para dar suporte a serviços avançados, como telemedicina e educação a distância.