Brainiall reestrutura nuvem para melhorar soluções de automação para mineração

Redação – 21.02.2024 – Nova arquitetura de nuvem pública permitiu aumentar recursos de análises de dados e IoT para ter monitoramento em tempo real de moedores

A fornecedora de software Brainiall estava enfrentando desafios para garantir maior eficiência em sua solução de automação para empresas de mineração. Com isso, o software de automação de IA pode ajudar as empresas de mineração a aumentar o rendimento no processo de moagem – no qual grandes pedaços de rocha são quebrados para extrair minerais – em 8%, o que pode elevar as receitas em milhões de dólares e reduzir o consumo de energia em cerca de 3%, poupando custos e reduzindo os efeitos ambientais.

A questão é que o serviço de inteligência artificial (IA) era hospedado na nuvem da Brainiall parar utilizar dados de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) de seus clientes, entre outras entradas, para funcionar como um piloto automático. O problema estava nas dificuldades de dimensionar seu modelo dentro da nuvem pública.

O software era integrado diretamente aos sistemas de controle supervisório para coletar dados de sensores, calcular parâmetros de processo ideais e fazer ajustes automáticos nas operações. O CEO da companhia, Fabio Suizu, explica que demandava uma segurança mais robusta além da capacidade de coletar, processar e analisar dados em tempo real a partir dos serviços de nuvem.

Para elevar este patamar tecnológico, a empresa recorreu à SoftwareOne, especialista em tecnologia de nuvem, reconstruiu a arquitetura da Brainiall na Amazon Web Services (AWS), obtendo assim, mais controle sobre as suas soluções, melhora no desempenho e redução de custos de consumo da nuvem.

Mais recursos e soluções

Como resultado, o projeto permitiu à Brainiall implementar uma nova estratégia de entrada no mercado para expandir suas ofertas de IA-SaaS para novos clientes por meio do AWS Marketplace. Também foi possível otimizar sua solução IoT SaaS com uma arquitetura completamente nova na AWS, o que inclui o processamento quase em tempo real e a visualização de mais de 100 variáveis de mineração, como velocidade do moinho, umidade, pressão e fluxo de água.

O projeto ainda resultou no desenvolvimento de um gêmeo digital para fornecer insights sobre como diferentes ações podem apoiar o negócio a se expandir mais rapidamente. A tecnologia de ponta agora permite à companhia demonstrar suas soluções a potenciais clientes com eficiência e velocidade sem precedentes ao replicar virtualmente seu ambiente de mineração, contornando processos demorados como conformidade regulatória e solicitação de acesso a dados. “Nossa previsão é que essa abordagem simplificada reduza o ciclo de vendas da Brainiall de oito para apenas três meses”, afirmou Suizu.

Além disso, a companhia conta com mais eficiência para atender seus clientes vigentes, implementando ambientes com mais rapidez e adaptando-os para atender a novas necessidades por meio do aprendizado de máquina. “Desta forma, os clientes se beneficiam de uma solução otimizada e robusta que ajudará a aumentar a produtividade e tornar os processos de mineração, como moagem, mais eficazes. Isso ajudará essas empresas a aumentarem significativamente as receitas, reduzir o desperdício de matérias-primas e o consumo de energia, contribuindo para a sustentabilidade do setor”, conclui o CEO da Brainiall.