ETE transforma esgoto em energia no interior de SP

Usina da ETE em Franca é capaz de gerar combustível para abastecer veículos de manutenção (foto: divulgação Sabesp).
Redação – 07.03.2024 – A iniciativa faz a transformação dos resíduos em biometano com padrão GNV usado em veículos da Sabesp

A Sabesp conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) capaz de transformar o esgoto doméstico em energia. Localizada em Franca, é parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado de reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis pelo biometano na produção de energia. Na última terça-feira (5/3), o local passou por uma visita técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

A líder da pasta, Natália Resende, foi acompanhar o processo, denominado de queima anaeróbica, onde os resíduos são digeridos por bactérias e transformados em biometano. Após passar por processos de filtragem, o biometano é utilizado como combustível com padrão GNV e utilizado no abastecimento da frota da companhia.

A estação em Franca trata 550 litros/segundo de esgoto e produz em torno de 3.000 m3/dia de biogás gerados a partir dos digestores anaeróbios de lodo, sendo que o biogás na composição final tem 65% de metano. O material gerado é responsável pelo abastecimento da frota de 40 veículos da empresa.

Até dezembro de 2023 foram realizados 13.516 abastecimentos. Este volume representa uma economia de R$ 535 mil com a redução do consumo quando comparado aos combustíveis convencionais.