Redação – 21.03.2024 – Investimento no maior polo industrial da BYD fora da China saltou de R$ 3 para R$ 5,5 bilhões
A BYD anunciou um aumento no seu investimento no Brasil, passando de R$ 3 bilhões para R$ 5,5 bilhões, um aumento de 83%. Além de um fábrica sendo construída em Camaçari (BA), a montadora de carros elétricos anunciou a construção de cinco prédios residenciais, que serão destinados aos funcionários da fábrica. Os empreendimentos ficarão a 3,5 quilômetros de distância do complexo, em uma área de aproximadamente 81 mil m² e terão a capacidade de abrigar 4.230 pessoas.
Até o fim de 2024, os primeiros veículos da BYD começarão a ser montados no complexo. A produção completa dos carros na Bahia deve começar entre 2024 e 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa. A expectativa é de que 10 mil empregos sejam gerados.
Ao todo, o complexo possui uma área total de 4,6 milhões de m² que foram comprados do Governo da Bahia por R$ 287,81 milhões. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m².
BYD lidera vendas de 100% elétricos e híbridos em 2024
Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave): foram 2.523 carros elétricos da BYD comercializados, o que corresponde a 69,8% do segmento, fato que assegurou o primeiro lugar absoluto do mercado. A montadora vendeu sozinha mais do que a soma de todos os concorrentes juntos. A BYD foi também a marca que mais emplacou entre os modelos híbridos, com 1.900 unidades, e detém 28% de share.
Esses resultados consolidaram também a liderança nos dois segmentos, no acumulado deste ano: a BYD emplacou nos dois primeiros meses 5.295 veículos elétricos ou 66,6% de participação. Os modelos híbridos somaram no período 3.419 unidades. No ranking que considera todos os tipos de automóveis a BYD está entre as Top 10 do mercado brasileiro, considerando todas as marcas, presentes em território nacional: já são 8.716 unidades, com uma participação de 3,65%.