BIM: Projeto de pista do Aeroporto de Macaé ganha prêmio

Obras da nova pista do Aeroporto de Macaé (RJ), que rendeu à CBM destaque no prêmio Inova (foto: Infra / Divulgação).
Redação – 25.03.2024 – CBM adotou o BIM na construção da pista de pouso e decolagem e aumento em 15% a produtividade na obra

O projeto da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Macaé (RJ) ganhou o prêmio Inova Infra, da revista O Empreiteiro. De autoria da Construtora Barbosa Mello (CBM), a obra se destacou pela integração de tecnologias com o uso do BIM (Modelagem da Informação da Construção, em tradução livre). Essa é a quarta vez que a construtora recebe o prêmio.

A CBM está usando equipamentos geridos por meio de plataformas de machine control, além de fazer a mensuração de performance por meio de um sistema de gestão de frotas. O uso integrado destas tecnologias gerou uma série de vantagens, como o aumento de 15% de produtividade no processo executivo – com 11,6 mil horas a menos de trabalho – economia de combustível e redução de emissões de carbono.

A própria construtora não tinha total conhecimento sobre os processos com o uso do BIM, o que trouxe uma capacitação tanto para seus funcionários quanto para o cliente e os fornecedores envolvidos.

“Com uma sólida estratégia de inovação e constante investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções de engenharia, integramos as melhores tecnologias junto à formação de um time multidisciplinar com as competências para superar os desafios dos projetos e garantir uma entrega de excelência a nossos clientes, viabilizando o desenvolvimento econômico-social das regiões de atuação com foco na construção de um legado positivo para sociedade”, resumiu Márcio André Coelho Reis, superintendente de Obras da CBM.

A pista do aeroporto começou a ser construída em 2023 e a previsão de término é para 2025.