NBS Telecom começa a expandir backbone para o Centro-Oeste do Brasil

Redação – 12.04.2024 – Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, as novas rotas da provedora conectam as capitais dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal

A NBS Telecom, maior grupo de Rondônia com atuação em redes de transporte, começou a expansão de sua infraestrutura para reforçar sua presença em novas regiões do Brasil, conectando importantes capitais como Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), além do Distrito Federal.

No total, são mais de 4 mil quilômetros de redes iluminadas usando tecnologia DWDM da Padtec, em duas novas rotas. A primeira conecta as capitais Porto Velho e Cuiabá, utilizando transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico). A segunda rota interliga Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo utilizando canais livres em redes ópticas já instaladas (Alien Wavelength), com os transponders de 800 Gb/s.

A empresa almeja expandir sua atuação para outros estados. Ademir Santiago, CEO da NBS, destaca que a região Norte representa um desafio significativo para operadoras e ISPs. “A intenção de implementar redes DWDM visa trazer a qualidade dos grandes centros urbanos para a nossa região”, afirma.

Segundo ele, apesar dos desafios de infraestrutura, a região tem grande potencial de desenvolvimento. “A construção deste backbone é um marco para a região, pois proporciona aos provedores locais alternativas às grandes operadoras para direcionar seu tráfego para os principais centros.”