Programação do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária é revelada

Redação – 18.04.2024 – Interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários serão temas do evento que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas (SP)

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) chega a sétima edição em 2024 e será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 13 e 14 de maio de 2024. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com a parceria de empresas de renome no setor ferroviário mundial, como Vale, Rumo, MRS, Loram, Greenbrier-Maxion, Amsted-Maxion, Amsted Rail e Fras-LE. Associações que representam o setor também vão marcar presença no evento.

A palestra inaugural está programada para 9h10 do dia 13 e será conduzida por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). A apresentação dele trará uma atualização sobre a conjuntura do transporte sobre trilhos no Brasil. Em seguida, Richard Stock, diretor global de soluções ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, vai abordar “State-of-the-art on wheel-rail contact research”. Ele vai compartilhar os principais e mais recentes avanços ligados à interação roda-trilho.

O período da tarde terá início com uma apresentação da operadora do transporte de cargas Rumo e seguida pela mesa-redonda sobre assuntos ligados ao setor ferroviário. Neste ano, o tema será “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”. Participarão dessa mesa-redonda representantes da ANTT, BNDES e da academia.

Segundo dia do Simpósio de Engenharia Ferroviária

Na terça-feira, dia 14, o pesquisador sênior na Escola de Engenharia e Tecnologia da Central Queensland University, Qing Wu, vai apresentar a palestra “Recent advances in railway dynamics modelling”. O pesquisador é referência em estudos sobre dinâmica de sistemas mecânicos, computação paralela, otimização multiobjetivo, controle e suas aplicações em veículos ferroviários e rodoviários.

A programação seguirá com duas seções de trabalhos técnicos dedicados à interação roda-trilho e com a apresentação dos resultados gerais da Cátedra Roda Trilho, pelo doutor Roberto Martins de Sousa, responsável pelo Laboratório de Fenômenos de Superfície (LFS), professor titular da POLI-USP e coordenador da Cátedra.

Já no período da tarde, a agenda terá início com uma apresentação da empresa Loram e será seguida por duas sessões de trabalhos técnicos sobre vagões. Os resultados gerais da Cátedra Vagões e os projetos em andamento serão apresentados pelo doutor Paulo Roberto Gardel Kurka, professor titular da Unicamp e coordenador da Cátedra de Vagões. Na sequência, duas sessões de trabalhos convidados serão realizadas, encerrando a programação do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária.

Profissionais e estudantes interessados em contribuir para o avanço da engenharia ferroviária podem se inscrever para o VII SEF. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. O prazo para inscrição no VII SEF terminará no dia 30 de abril.