Redação – 16.05.2024 – Transporte de contêineres via cabotagem pela TCP reduz a pressão sobre o fluxo de caminhões nas rodovias do país
A navegação por cabotagem, que consiste no transporte de mercadorias entre portos de um mesmo país, é uma solução que vem ganhando espaço no Brasil e que já está disponível na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Paraná. Com a atracação inaugural de dois serviços semanais de cabotagem no primeiro bimestre de 2024, o terminal vem aumentando gradativamente sua operação neste segmento.
A cabotagem traz uma alternativa crucial para desafogar o modal rodoviário, que hoje representa 63% da matriz de transporte do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ilos, em 2023. Se em uma semana o Terminal movimenta 1.000 TEUs via cabotagem e, considerando que cada caminhão transporta, em média, 2 TEUs por viagem, isso resultaria em 500 veículos a menos cruzando as rodovias brasileiras se transportados em um porta-contêiner.
Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o estresse sobre o fluxo de veículos nas rodovias, a cabotagem garante uma maior segurança no transporte, diminuindo a chance de avarias e sinistros nos contêineres.
TCP atinge nova movimentação recorde de contêineres pela ferrovia
No primeiro trimestre de 2024, o Terminal de Contêineres de Paranaguá registrou um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior na movimentação de contêineres cheios e vazios pelo modal ferroviário. Foram 50.472 TEUs, o que representa 17% de todo o volume operado entre janeiro e março.
Atualmente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único no sul do país com acesso direto da malha ferroviária à área alfandegada.