EPR Triângulo emite R$ 1,3 bi em debêntures incentivadas para investir em rodovias em Minas

A EPR Triângulo, concessionária do complexo rodoviário Triângulo Mineiro, capturou R$ 1,3 bilhão em debêntures incentivadas

Por Redação

em 18 de Setembro de 2024
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, inicia obras de recuperação e melhorias da SP270 - Rodovia Raposo Tavares na cidade de Ourinhos Local: Ourinhos/SP Data: 17/03/2018. Foto: Governo do Estado de São Paulo

A EPR Triângulo, concessionária do complexo rodoviário Triângulo Mineiro, capturou R$ 1,3 bilhão em debêntures incentivadas. Parte do Grupo EPR, joint venture do grupo Equipav e da gestora de recursos Perfin Infra, que é responsável pela gestão de cinco rodovias nos estados de Minas Gerais e Paraná, a EPR foi a primeira empresa a emitir financiamento do tipo de longo prazo para este setor.

O valor de R$ 1,3 bilhão obtido pela emissão de debêntures incentivadas financiará o 1º ciclo de investimento da Concessão do Sistema Rodoviário Lote 1 – Triângulo Mineiro, que totaliza R$ 2,1 bilhões, a serem investidos até 2031. O projeto tem potencial de geração de mais de 880 empregos, entre diretos e indiretos na região.

Os trabalhos iniciais preveem intervenções de caráter corretivo, visando proporcionar trafegabilidade e segurança ao usuário. Nessa etapa, os usuários já contam com serviços 24 horas, com a disponibilidade de seis ambulâncias, sete guinchos, três veículos de combate a incêndio e um veículo adaptado para remoção e apreensão de animais, além de veículos de inspeção de tráfego e de supervisão de operações. A estrutura de atendimento conta, ainda, com bases de apoio aos usuários e um centro de controle operacional.

O que promete a concessão

A concessão consiste em nove rodovias que somam 627,4 quilômetros de extensão dentro de Minas, que passam por 16 municípios: Água Comprida, Araguari, Araxá, Conceição das Alagoas, Estrela do Sul, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Planura, Romaria, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia.

A partir do terceiro ano de contrato, estão previstas obras estruturais e a ampliação de 55 quilômetros de faixas adicionais, 353 quilômetros de acostamentos, 36 quilômetros de duplicações, instalação de 108 paradas de ônibus, melhorias de acessos, adequações de pontes e viadutos e 52 dispositivos de segurança. Já foram investidos aproximadamente R$ 327 milhões em obras e melhorias iniciais desde o início da concessão.

BNDES apoia debêntures incentivadas da EPR Triângulo

A concessão da malha rodoviária financiada foi estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por solicitação do estado de Minas Gerais, e leiloada em agosto de 2022. Iniciada em fevereiro de 2023, a concessão terá a duração de 30 anos. Estão previstos investimentos totais na ordem de R$ 5,9 bilhões, até o fim da concessão.

O BNDES também foi um dos apoiadores da oferta, com R$ 187 milhões, e participou do sindicato de bancos coordenadores, liderado pelo Bradesco BBI e que contou também com a participação do banco Santander.

Originalmente, o banco estatal previa investir R$ 525 milhões, mas reduziu a oferta diante da demanda do mercado privado. O BNDES diz que o projeto da EPR Triângulo vai ser viabilizado e os recursos públicos não aportados nesta emissão poderão apoiar outros projetos.

*Com informações da Agência BNDES.