O governo de Minas Gerais implementou o Caminhos pra Avançar, programa de recuperação de rodovias com mais de 5,5 mil quilômetros de vias contempladas. Dividido em dois tipos de obras rodoviárias, sendo o primeiro focado em pavimentar segmentos rodoviários que impulsionaram o desenvolvimento econômico de regiões e a construção de grandes pontes. Já o outro tipo de obra é concentrado em realizar a recuperação funcional de pavimento de trechos viários.
Até o momento, um total de 66 obras, ou cerca de 2 mil km de vias, já tiveram os serviços concluídos, o que representa um investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Outros 43 trechos estão com obras em andamento, o que significa 1.540 km de obras sendo executadas, que movimentarão quase R$ 2 bilhões de recursos. Outras 34 obras, em um total de 762 km, devem iniciar nos próximos anos, com investimento de R$ 1 bilhão.
Programa de concessões de rodovias de MG
Os contratos de concessão dos lotes rodoviários do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas somam mais de 1.500 quilômetros de rodovias sob administração da iniciativa privada. Até então, apenas a MG-050 – que liga Juatuba na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa com São Paulo – e a BR-135, ligando a região Central até Montes Claros, faziam parte das concessões rodoviárias gerenciadas pelo Estado, somando 735 quilômetros.
Atualmente, o governo de Minas gerencia seis contratos vigentes no segmento rodoviário, com valores de 17 bilhões de investimentos. Destes, cinco trechos concedidos estão em operação, totalizando 2.350 quilômetros sob administração privada.
Ainda há m novo ciclo de projetos já está em estruturação. Entre eles, se destaca o lote de rodovias entre Ouro Preto e Mariana, o Vetor Norte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e os lotes Noroeste, Zona da Mata e Quadrilátero Ferrífero, todos com leilão previsto para 2025.
Somente esses cinco projetos têm expectativa de investimentos na casa dos R$ 19 bilhões e somam mais de 3 mil quilômetros de malha rodoviária.
Pedágio freeflow
O primeiro pórtico do pedágio sem cancela freeflow, sistema inédito de cobrança nas estradas mineiras, foi instalado na MG-459, em Monte Sião, rodovia que faz parte do lote de concessão do Sul de Minas.
O pedágio sem cancela se caracteriza por permitir a passagem em fluxo contínuo com mais segurança e agilidade, sem a necessidade de paradas durante o percurso.
Esse mesmo sistema será utilizado no Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, rodovia com cerca de 70 quilômetros de extensão, cujo contrato para construção, operação e manutenção já foi assinado.
O trecho ligará a BR-381, em Sabará, à BR-262, em Betim, perpassando ainda os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem. O objetivo é aliviar a saturação das vias existentes, reduzir tempos de viagem e melhorar a segurança, respondendo aos desafios impostos pelo Anel Rodoviário atual, conhecido pelos longos congestionamentos e alta incidência de acidentes.
*Com informações da Seinfra-MG.