Durante a Fenatran, feira do setor de transporte rodoviário de cargas que ocorre esta semana em no São Paulo Expo, a principal atração do estande da XCMG será o caminhão leve E3-10T (100% elétrico, com zero emissão de poluentes), que apresenta PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas.
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Essa é a principal aposta da XCMG em veículos elétricos. Frente à demanda gerada por operadores de logística e empresas com frota própria – e que atuam ou buscam atuar com políticas de ESG – os caminhões leves, que geralmente atuam nas entregas urbanas de last mile (última milha), têm aumentado sensivelmente as vendas de versões 100% elétricas.
De olho nesse segmento, e com a vantagem de apresentar uma rede de concessionários com 45 pontos de vendas e assistência técnica no Brasil, a XCMG vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país, anunciando, nesta Fenatran, a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com caminhões que vão de 10 até 80 toneladas.
XCMG foca no caminhão elétrico de 10 toneladas
Equipado com motor de 270 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, 10 toneladas de PBT e capacidade máxima de bateria de 107 kWh, garantindo autonomia de até 250 km a depender da rota e da carga, o modelo 100% elétrico da XCMG pode ser recarregado com carregador tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11 kW (AC) e contínua (DC).
Focado no last mile e enquadrado na categoria de VUC – o comprimento total do E3-10T é de 6,065 metros – o caminhão leve 100% elétrico da XCMG começa a ser vendido já durante a Fenatran com custo de R$ 450 mil. A fabricante garante as primeiras entregas ainda neste ano e não descarta a montagem nacional do veículo, que hoje é produzido na China.